Juventude diocesana participa do DNJ com encerramento do Ano Vocacional

O Dia Nacional da Juventude, o DNJ 2023, este ano foi marcado pela homenagem dos jovens da Diocese de Petrópolis, a Dom Gregório Paixão, OSB, devido a sua nomeação como arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Ao final da missa, uma jovem, representando toda juventude diocesana, agradeceu a Dom Gregório por todo trabalho realizado e por sempre acreditar e apoiar os jovens.

Quando chegou na Diocese de Petrópolis, em dezembro de 2012, no ano seguinte, 2013, Dom Gregório Paixão teve como um dos principais compromissos, preparar a Diocese para a Jornada Mundial da Juventude, que, naquele ano, aconteceria na cidade do Rio. Em 2013, todo a Diocese estava voltada para JMJ, por ser uma diocese acolhedora e com isso, o contato com a juventude foi marcante, que deste encontro nasceu no coração do bispo a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que aconteceu em 2015 e 2018 e esse ano, em sua terceira edição, em setembro na cidade de Teresópolis.

Além da homenagem ao bispo de Petrópolis, o DNJ 2023 foi marcado pela presença dos religiosos, das comunidades de Vida Consagrada, dos seminaristas diocesanos e, as mais diversas manifestações de vocações, pois, o DNJ também foi palco para o encerramento do Ano Vocacional na Diocese. Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano e coordenador da Pastoral Vocacional, explicou que a data foi escolhida devido a agenda do bispo, vendo que seria o momento de unir vocação e juventude.

O DNJ contou ainda com a presença da Verônica Jordão, fundadora da Comunidade de Vida Mater Dolorosa, Marcio, fundador da Comunidade Mater Dei, a banda Éfata e o Padre Pedro Henrique, vice-reitor do Seminário Diocesano.