Padre Antônio Niemeic, da Pontifícias Obras Missionárias, na assembleia do Comire e do Comidi na Diocese de Petrópolis

Entre os dias 20 e 22 de outubro, a Diocese de Petrópolis foi sede da Assembleia Formativa do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 1, com a presença do Padre Antônio Niemiec, da Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do bispo referencial do Regional Leste 1 para obras missionários, Dom Geraldo de Paula Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói.

O encontro aconteceu na Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira, Petrópolis, onde no dia 21, aproveitando a presença do Padre Antônio e de Dom Geraldo, aconteceu a Assembleia do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), com missa presidida pelo bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, recém nomeado pelo Papa Francisco, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará.

As duas assembleias foram conduzidas pelo Coordenador do Comire e secretário executivo do Regional Leste 1, Padre Jovane da Rosa Carmo, Administrador Paroquial de Nogueira. Ao final da missa, Dom Gregório Paixão agradeceu todo trabalho realizado pelo Padre Jovane como coordenador do Comidi, anunciando o novo coordenador, o Diácono Permanente Marco Carvalho, que agradeceu a confiança do bispo, afirmando que dará continuidade ao trabalho iniciado pelo coordenador anterior.

Durante o encontro, nas duas assembleias, as reflexões apresentadas pelo Padre Antônio Niemiec tiveram como objetivo incentivar os membros do Comire e, no sábado, do Comidi, a terem a consciência de que todos, sem exceção, são chamados a serem missionários. Ele apresentou diversos documentos da Igreja sobre missão, ressaltou a importância dos conselhos para promover e realizar atividades missionárias, apontando diversos caminhos, mas, deixando claro que as campanhas de ajuda financeira são importantes para sustentar a missão em diversos países do mundo.

Dom Geraldo de Paula agradeceu a recepção de todos, o apoio e o trabalho realizado por cada membro dos conselhos, frisando a necessidade da missão, não apenas para fora, mas dentro da paróquia, das comunidades e nas famílias. Ele também ressaltou que todo batizado é um missionário e por isso devem dar testemunho da fé em Jesus Cristo.

No sábado, dia 21, na parte da manhã, o encontro contou com a presença do Coordenador de Pastoral da Diocese, Padre Alexander de Brito Silva, Pároco de Nossa Senhora das Dores em Areal. Ele, juntamente com o Diácono Marco Carvalho, apresentou o Plano Pastoral da Diocese para os próximos anos. Falou sobre o Ano da Fé e apresentou dados sobre a diminuição das pessoas nos sacramentos.