Entre os muitos eventos que ocorre este ano na Diocese de Petrópolis, um deles é totalmente dedicado aos jovens, que é a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro, no Decanato Santa Teresa, em Teresópolis. A apresentação foi feita pelo coordenador da JDJ/Teresópolis, Padre Marcelo Alvarenga que destacou a importância da divulgação e do convite para que os jovens se inscrevam.
Ele iniciou sua apresentação lembrando que esta é a terceira JDJ, que as anteriores foram realizadas em Petrópolis, em 2015, e em Magé, em 2018 e tem como objetivo reunir jovens católicos para celebrar a sua fé e refletir sobre questões relevantes para a juventude atual. Oração, celebrações litúrgicas, palestras, atividades recreativas e culturais e muito mais fazem parte desse importante momento.
A JDJ surgiu de uma inspiração do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, em seu primeiro ano na Diocese, quando viu a multidão de jovens na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio em 2013. Ele se perguntou por que um evento semelhante não poderia ocorrer na Diocese. A partir daí, apresentou a proposta para os padres e para o Setor Juventude.
A inscrição para a Jornada Diocesana da Juventude está aberta e pode ser feita no site https://jdjteresopolis.com.br/, com o jovem escolhendo entre duas modalidades, com kit R$ 120,00 e sem kit R$ 90,00. Estes valores devem mudar a partir da segunda quinzena de julho. O kit é formado por camisa, mochila, squeeze, bandana, botton e adesivo.
Padre Marcelo Alvarenga lembrou que este é o primeiro grande evento jovem pós-pandemia, o que aumenta ainda mais a sua importância e, principalmente, o desejo dos jovens estarem juntos novamente. Durante a reunião pastoral no Decanato São José de Anchieta, ele apresentou a programação prevista, com atividades religiosas e culturais e com diversas participações.
Entre as presenças confirmadas, além do bispo diocesano, está Padre Julinho, Emanuel Stênio da Canção Nova, Colo de Deus, Dom Luiz Henrique, bispo de Volta Redonda, Padre André Luiz, Olivia Ferreira, Padre Jorge Carreira, Padre Mário Sartori e Astromar Braga.