Minicongresso reúne pastorais sociais da Diocese de Petrópolis

No dia 28 de maio, aconteceu na Diocese de Petrópolis, o primeiro Minicongresso das Pastorais Sociais, no Colégio Santa Isabel, em Petrópolis, reunindo coordenadores e agentes das pastorais sociais. O encontrou contou com a presença e participação do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por cada pastoral social, cumprindo o que Jesus ensinou, que é estar atento e atender as necessidades daqueles que precisam.

Rogerio Tosta
Ascom Diocese de Petrópolis

O encontro foi aberto pelo coordenador diocesano das pastorais sociais, Padre Carlos Caridade. Durante o Minicongresso, além de agradecer o empenho que cada agente para dar continuidade ao trabalho das pastorais sociais, ele lembrou que este era o primeiro encontro a nível diocesano, depois da pandemia, reunindo todas as pastorais e sinalizou que outros podem acontecer, além dos congressos e formações de cada pastoral social.

A assistente social da Mitra Diocesana, Gisele de Freitas Carvalho falou sobre seu trabalho, a importância dos dados de cada pastoral enviado para Mitra. Ela falou sobre a Doutrina Social da Igreja, mostrando a sua importância e como está relacionada ao trabalho de cada pastoral social, frisando que a necessidade de se realizar um trabalho de pastoral de conjunto, lembrando a importância de caminhar juntos e as dificuldades quando se caminha sozinho.

O encontro foi encerrado com Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre Carlos Caridade, com a participação de todos os agentes pastorais. Os diáconos permanentes da Diocese de Petrópolis também estiveram presentes ao Minicongresso, com a proposta futura de que possam contribuir com o trabalho de cada pastoral social.