Tríduo no Decanato do Amor Divino: “Que vivamos para e dá Eucaristia”, Padre Thomas Andrade

Com grande participação do povo e dos padres, o Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, no primeiro dia do Tríduo Eucarístico, se reuniu na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Areal. Como pregador do primeiro dia, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, Vigário Paroquial em São José de Itaipava, lembrou a figura do santo brasileiro, São Mateus Moreira, patrono dos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística, que foi mártir da fé por seu amor a Jesus Eucarístico.

Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, Vigário Paroquial em São José de Itaipava, lembrou a figura do santo brasileiro, São Mateus Moreira, mártir da Eucaristia

“São Mateus Moreira, brasileiro nato como nós, foi assassinado brutalmente por ódio à fé. Quiseram matar São Mateus Moreira de uma maneira muito vergonhosa, ao mesmo tempo muito dolorosa, arrancar o seu coração pelas costas. Quando o coração daquele homem leigo foi arrancado pelas costas, ele teve ainda a força de gritar pela última vez: louvado seja o Santíssimo Sacramento. Enquanto morria por ódio à fé, desta maneira louvava Jesus no Santíssimo Sacramento. Dificilmente nós teremos a oportunidade, de fato, é oportunidade de morrermos por causa da Eucaristia. Que Deus reserve para alguém essa graça, mas se não reservar, se não tivermos a chance de morrer pela Eucaristia como foi São Mateus Moreira, que possamos viver para Eucaristia, viver tá Eucaristia”, afirmou Padre Thomas.

Durante sua fala, Padre Thomas afirmou que a Igreja, como instituição perpétua, continuará celebrando o memorial tão sublime, a Eucaristia, até que Jesus volte. “A Constituição Sacrosanctum Concilium afirma claramente que este memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo é por excelência o Sacramento da Piedade, sinal de unidade da Igreja, vínculo de Caridade na Igreja, o banquete da Páscoa onde nós recebemos o próprio Cristo e onde nos é dado o penhor da vida eterna”, comentou Padre Thomas.

Para ver o álbum de fotos preparado pela Pascom da Posse clique na imagem

O Padre João Rosa, Pároco de São José do Vale do Rio Preto, durante a homilia da Santa Missa, afirmou que Jesus ainda hoje, e de forma especial, durante este tempo do Congresso Eucarístico, nos diz “quem vem a mim, nunca mais terá fome, quem crê em mim, nunca mais terá sede”.

Padre João Rosa disse que precisamos entender o plano de Deus para cada um e que o seu desejo é que “possamos ir até ele, o pão vivo que desce do céu para nos saciar, nos nossos anseios mais profundos”. Fazendo referência ao Ano e ao Congresso Eucarístico, Padre João Rosa pede que cada um peça ao senhor “dá-nos sempre deste pão. Sacia-nos”, concluiu afirmando que “prevaleça em nós a vontade do Pai. Que sejamos salvos, que sejamos ressuscitados no último dia e para isto acontecer precisamos ir a Cristo, o pão vivo que desce do céu, para quem dele comer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Para ver o álbum de fotos do Tríduo do Decanato clique na imagem

No início da Santa Missa aconteceu a entronização da imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira do Decanato e da Diocese de Petrópolis, cuja data será celebrada no dia 31 de maio. Logo após a procissão de entrada, o Vigário Paroquial de Areal, Padre Luiz Claudio Winter Spolatori recepcionou a todos, representando o Pároco, Padre Alex, que foi o pregador no Decanato São Pedro de Alcântara.

Ao fazer o acolhimento de todo Decanato, Padre Luiz Claudio ressaltou que “esse tríduo que nós celebramos, em comunhão com toda a Diocese, seja profundamente frutuoso. Sintam-se acolhidos, uma vez que o nosso Decanato escolheu esta paróquia para ser a sede então, que seja a casa de todos nós. Sintam-se de fato muito bem-vindos à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que a Eucaristia seja para nós, caminho de santificação”.

A Santa Missa foi presidida pelo Decano de Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Rodrigo Albert e, em nome de todos os padres, agradeceu a acolhida da Paróquia de Areal. “Iniciamos nosso tríduo de preparação para o grande Congresso Eucarístico, no próximo dia primeiro de maio. É uma alegria estarmos aqui reunidos, na casa do Senhor, nessa paróquia”.

Após a celebração, aconteceu a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento, sendo realizada pelo Padre Ludemir Leonardo Teodoro, Pároco de São João Batista na Posse. A adoração foi um dos momentos importantes para o Decanato, realizando a proposta de estar junto de Cristo, vivo e presente na Eucaristia.

Fotos: Pascom do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino