Encerrando o Congresso Eucarístico por Decanato, a Diocese de Petrópolis realizou, no domingo, dia 20 de novembro, atividades nos quatro decanatos, com momento de adoração ao Santíssimo, procissão, palestra e encerrando com a missa, reunindo mais de dez mil pessoas, divididas pelos quatro eventos. Petrópolis foi sede para o encerramento de dois decanatos – Nossa Senhora do Amor Divino e São Pedro de Alcântara, que reúne as paróquias de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal e duas paróquias localizadas em Bemposta (Três Rios) e Sebollas (Paraíba do Sul).
O Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, ressaltou que toda igreja diocesana estava reunida naquele momento em oração e louvor diante de Cristo vivo e presente na Eucaristia. Para ele foi um momento de grande unidade da Diocese, ressaltando a importância da retomada das atividades, após dois anos da pandemia, “reunindo as pessoas em torno da pessoa de Jesus Cristo”.
Todos os eventos foram realizados à tarde. Sendo que, no Decanato São Pedro de Alcântara, que reúne as paróquias do primeiro distrito, começou a Igreja do Rosário e terminou na Catedral de Petrópolis, depois uma procissão passando pelas ruas do Centro Histórico. No Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, que reúne as paróquias dos distritos de Petrópolis e das cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto e ainda Bemposta e Sebollas, aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, que celebrou no dia 14 de novembro, um ano da Coroação Pontifícia da Imagem de Nossa Senhora.

Em Teresópolis, Santa Teresa, o encerramento do Congresso Eucarístico começou na Igreja Santo Antônio, em Paquequer, e terminou na Igreja Santa Teresa, onde aconteceu diversas atividades. No Decanato São José de Anchieta, reunindo as paróquias de Magé e Guapimirim, as atividades aconteceram na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé.
O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, encerrou o Congresso Eucarístico no Decanato São Pedro de Alcântara, presidindo a missa na Catedral de Petrópolis e concelebrada por todos os padres do decanato. Dom Gregório Paixão manifestou sua alegria por ver a grande participação dos fiéis nos quatro decanatos, ressaltando a importância deste evento como preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá no dia 1º de maio de 2023.







