Dedicação da Igreja de São José por Dom Gregório Paixão

Dec. Nossa Senhora do Amor Divino

Com grande festa, a comunidade de São José do Vale do Rio Preto participou da Santa Missa de Dedicação da Igreja São José, abrindo as comemorações do padroeiro, que será comemorado no dia 19 de março. A missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, foi concelebrada pelo Pároco, Padre João Rosa e pelo Vigário Paroquial, Padre Tiago Henrique e pode diversos sacerdotes, foi também a abertura da Visita Pastoral que acontece nesse fim de semana, terminando domingo dia 13 de março.

Em sua homilia, o bispo diocesano lembrou a história, ressaltando como surgiu a Igreja São José, frisando que “se pela emancipação são um município jovem, pela fé são anciãos”. Lembrando a história, Dom Gregório Paixão afirmou que “não é possível esquecer o casal Domingos Muniz Carvalho e Florinda Maria Conceição, fundadores daquilo que hoje nós contemplamos”.

O bispo lembrou que o local onde está a Igreja foi erguida uma pequena capela e, um ano depois da independência do Brasil, o casal conseguiu a aprovação para que a capela tivesse um sacerdote que foi o Padre Luiz Luiz Gonçalves Correia. Ainda segundo o bispo, este sacerdote trabalhou para fosse construída uma nova igreja e isto conseguiu com esforço o apoio de todos os fiéis, lembrando que a conclusão da obra ocorreu em 1877. “Foi através da genialidade de um arquiteto-engenheiro chamado Manuel, que nós temos hoje conservada esta igreja e a graça de hoje, de um modo especial podemos dedicar essa história com a dedicação desta Igreja”.

Dom Gregório Paixão ressaltou ainda a força da comunidade que, mesmo sem um vigário, se manteve fiel a Deus. “Portanto, vocês ainda são jovens do que diz respeito à emancipação, porém são verdadeiramente anciãos quando nós falamos de uma história de fé. São verdadeiramente perseverantes quando nós falamos da beleza do que vemos realizado ao longo do tempo e principalmente dos tesouros dessa terra tão abençoada com um solo tão frutífero. Vocês puderam guardar os tesouros, o maior que é a fé e essa fé que vocês foram capazes de transmitir aos seus filhos e é por causa dessa fé e, no dia de hoje, que nós estamos aqui para dizer Senhor queremos lhe entregar o que lhe pertence, porque o profeta nos disse que o ouro e a prata pertencem a Deus. Portanto, tudo aquilo que nós preparamos é de algum modo porque desejamos entregar de volta para o senhor”, afirmou o bispo diocesano.

Abaixo veja a programação da Visita Pastoral e da Festa de São José:

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *