Pastoral do Batismo promove formação sobre a missão de todo batizado

Com objetivo de promover formação para os agentes e palestrantes da Pastoral do Batismo. No dia 23 de outubro, com a presença do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, o coordenador diocesano da Pastoral, Diácono Marco Carvalho conduziu a Live de Formação que teve como palestrante Dom Murilo Krieger.

O tema deste encontro on-line foi “O que Jesus espera daqueles que receberam o Sacramento do Batismo”, apresentada de forma simples e objetiva por Dom Murilo, utilizando trechos dos evangelhos narrados por Marcos e Mateus.

Partindo do evangelho narrado por Marcos, Dom Murilo disse que com este anúncio Jesus começa sua missão, “cumpriu-se o tempo, está próximo o reino de Deus e arrependei-vos e crede no Evangelho” (1,14-15). Em seguida foi para o final da vida de Jesus e leu apresentou a ordem de Jesus “ide, ensinai a todos a observar o que vos mandei…” (Mt 28,16-20).

Para Dom Murilo, entre o anúncio do início da vida pública de Jesus e a sua ordem antes de subir para o Céu, está toda vida pública de Jesus, está o Evangelho. “Então, se alguém perguntar o que esperar daqueles que receberam o sacramento do Batismo, eu diria: viver aquilo que Jesus falou desde que começou a sua pregação até se despedir mandando os apóstolos continuar a sua missão”.

Desenvolvendo o tema de forma brilhante, com uma linguagem simples e profunda. Dom Murilo levou a todos os participantes a refletirem sobre a missão do batizado, sendo discípulos e missionários, como afirmou, vivendo aquilo que Jesus ensinou durante sua vida e testemunhando, como ordenou antes de sua partida para o Céu.

Concluindo, Dom Murilo novamente apresentou a pergunta: O que Jesus espera daqueles que receberam o Sacramento do Batismo? Em sua resposta frisou “Jesus espera formar um grupo de amigos” e lembrando as palavras do Mestre “Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando”, concluiu “diante de tantos que o rejeitam, que o esquecem, que não o aceitam, mais e mais deve ser a nossa decisão de ser um amigo fiel de Jesus, um amigo que Ele possa contar”.

Com o objetivo de dar continuidade a esta formação, a Pastoral do Batismo Diocesana irá sugerir ao coordenador da Pastoral do Batismo Paroquial de toda Diocese que faça a reprodução desta formação em uma reunião da Pastoral. Para o coordenador Diocesano é muito importante que o tema e o conteúdo apresentado por Dom Murilo sejam aprofundados nas paróquias por todos os agentes do Batismo.

As pessoas interessadas em ouvir novamente, ou pela primeira vez, ou ainda aprofundar o tema, podem acessar o canal da Pascom da Diocese no Youtube ou apenas clicar neste link (https://youtu.be/_9kXDnVc6B4). O vídeo desta e outras formações podem ser visto em Formação « Diocese de Petrópolis (diocesepetropolis.com.br)

“Agradeço de forma especial Dom Gregório Paixão por sua participação e apoio, a todos os coordenadores de decanato, todos os coordenadores paroquiais, a Pastoral da Comunicação da Diocese pelo apoio técnico durante a transmissão e a todos que ajudaram na divulgação desta Live”, agradeceu o coordenador diocesano da Pastoral, Diácono Marquinho.

O vídeo pode ser assistido a seguir:

Texto: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

Fotos: Reprodução Vídeo