Paróquia Nossa Senhora da Conceição completa 160 de bênçãos derramadas

Clique na imagem e veja outras fotos

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Venda Nova, Teresópolis, completou 160 anos de fundação. Uma das paróquias mais antigas da cidade, que já contou com território quase equivalente um terço do município de Teresópolis.

Hoje conta com 10 capelas e sete comunidades: São Joao Batista em Vargem Grande, Nossa Senhora Aparecida no Imbiú, São Sebastiao em Sebastiana, Nossa Senhora da Conceição em Rio Preto, São Francisco de Assis em Vale Alpino, Santo Expedito nos Prates, Santo Amaro em Santo Amaro e Nossa Senhora das Graças em Córrego das Pedras, além da matriz em Venda Nova.

Um pouco da história: Ao ser criada, no ano de 1861, nossa paroquia pertencia a Diocese de Nova Friburgo, o primeiro vigário foi o Padre José Maria Dias Pereira que tomou posse em 1863.

Em 17 de dezembro de 1901, por força do decreto n°517 do governador Quintino Bocaiúva, a freguesia da paróquia deixa de pertencer ao município de Nova Friburgo e passa a pertencer ao município de Teresópolis. Em 7 de dezembro de 1944, foi anexada à Paróquia de Santo Antônio de Paquequer pertencendo a diocese de Niterói.

Em 8 de agosto de 1946, o Bispo Dom José Pereira Alves o mandou carta ao clero anunciando que foi nomeado administrador apostólico da recém-criada diocese de Petrópolis. Nesse momento nossa paroquia passa a pertencer à diocese de Petrópolis.

Clique na imagem e veja as fotos da novena

Até o ano de 1965 administraram a Paróquia 24 padres, nenhum deles residente. Em 01 de fevereiro de 1965, a paroquia foi desmembrada da paróquia de Santo Antônio, no Alto de Teresópolis, tendo assim o primeiro Vigário com residência em Venda Nova, o Padre Leonardo J. M. Switzar. Após o ano de 1965 até hoje 15 padres assumiram a administração da paróquia, atualmente sobre os cuidados do padre Joni Ellison Muniz Batista.

Fonte: Revista Mater Dei Maio e Junho de 2013