Inaugurado Centro Social e Pastoral da Paróquia Santo Antônio em Teresópolis

Inauguração do Centro Social e Pastoral
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Após quatro anos e meio de obras, a Paróquia de Santo Antônio em Teresópolis inaugura o seu Centro Social e Pastoral. A Missa em ação de graças e bênção das instalações aconteceu domingo, 12 de março na Matriz, e contou com a presença de diversos padres, dentre eles os reitores do Seminário Diocesano, Padres Luiz Henrique e Tiago José; Padre Veraldo Pereira, da Matriz de Venda Nova; Padre Manoel Gouvea, de Nova Marília; Frei Honorato (Capuchinho), além do Vigário Paroquial, Padre Gabriel Costa, e do pároco, Padre Jorge Luiz Pacheco.

Também estiveram presentes na celebração o Vigário-Geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher e o Padre Geraldo Dias, irmão de Monsenhor Nivaldo Antonino, que durante muitos anos administrou a paróquia e é bastante querido por toda a comunidade católica de Teresópolis. Presidiu a celebração Eucarística o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão. Autoridades civis e militares da região estiveram presentes, e amigos da paróquia espalhados pela cidade compareceram para prestigiar a paróquia mais antiga de Teresópolis, nesta data tão especial. Participou da celebração a Orquestra da Paróquia de São Lourenço, de Bangu, comandada pelo regente Carlos Pimenta Junior.

Padre Jorge Luiz agradeceu muito o empenho de toda a comunidade, exaltando os esforços diários e constantes, que resultaram na arrecadação de fundos e materiais para a obra. Também destacou o trabalho que será realizado no Centro Social, de ações de evangelização mas também de atendimento aos mais carentes.

Já Dom Gregório exaltou os méritos de Santo Antônio, padroeiro também do Centro Social e Pastoral, dizendo que ele era um homem de grande sensibilidade para com os mais necessitados, acolhendo os sofredores e doentes. Disse que este chamado é extensivo a todo cristão, e a paróquia de Santo Antônio agora conta com uma estrutura que representa este desejo de servir ainda mais e melhor ao povo de Deus, de forma especial aos mais carentes. Fez menção aos trabalhos da comunidade, que se uniu durantes estes mais de quatro anos para levantar fundos e materiais para a construção do prédio, ressaltando que quando todos estão unidos podem fazer coisas maravilhosas. O bispo ainda classificou o Centro Pastoral como um “centro de evangelização e acolhimento”.

Diversas homenagens foram feitas ainda durante a celebração, a personalidades que atuaram na facilitação, projetos, retaguarda jurídica/documental e demais paroquianos que ajudaram neste trabalho. Cada um recebeu uma menção das mãos do Padre Jorge, e foram bastante aplaudidos pela comunidade.

Ao final da celebração, a comunidade dirigiu-se para a entrada do prédio para acompanhar o descerramento da placa comemorativa pela inauguração, e a bênção dada por Dom Gregório.

O Centro Social e Pastoral da Paróquia de Santo Antônio possui oito pavimentos e ocupa uma área de 1840 metros quadrados; além do Salão Teresa de Calcutá, inaugurado em 2014, o prédio ainda conta com outros três salões nos demais andares, seis salas para catequese, outras salas onde haverão atendimentos médicos, psicológicos e de advogados, além de uma Capela e um apartamento. As atividades do Centro Social e Pastoral beneficiarão num primeiro momento grande parte da comunidade da paróquia, ladeada por algumas comunidades carentes e em situação de pobreza considerável. A paróquia já há muitos anos atende estas comunidades com mantimentos, porém o Centro Social e Pastoral permitirá uma melhor organização e alcance das atividades.