Inscrições abertas para curso de atualização para sacerdotes

Saudações!

Uma saudação especial a “Associação Presbíteros”, que organiza este “Curso de Atualização para Sacerdotes”.

Caro padre, gostaria de convidá-lo para o II Seminário de Comunicação para Padres, que acontecerá nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro de 2015, no Centro de Estudos do Sumaré – RJ.

Este seminário terá como tema: “Os meios de comunicação para a unidade e o progresso da família humana” – Mensagem de São João Paulo II,  para o 25 Dia Mundial para as Comunicações Sociais, 1991.

Uma relação de profissionais, no âmbito da comunicação da Igreja, tanto do Brasil quanto de Roma, foram pensados para que este seminário pudesse proporcionar uma colaboração com as iniciativas e meios de evangelização de cada Sacerdote. Entre estes estão:

• Norberto Gaetano – Pontifícia Universidade Santa Croce – Roma
  • Carlos Alberto di Franco – Instituto Internacional de Ciências sociais – SP
  • Carlos Nepomuceno – Universidade Fluminense – RJ
  • João Ricardo Matta – Fundação Getúlio Vargas – RJ

Dentro da temática principal, alguns itens serão abordados de forma mais detalhada pelos conferencistas:

• Comunicação e sistema
  • Ética e caminhos da qualidade na comunicação religiosa.
  • Comunicação Institucional em situações de crise
  • A voz da Igreja nos debates públicos (temas como família, aborto, eutanásia, homossexualismo, ecologia etc): uma proposta estratégica
  • Familia, meios de comunicação e nova evangelização:
  • Emergência educativa e leituras
  • As mídias sociais como elemento equilibrador da espécie humana em direção a uma relação mais saudável entre as organizações sociais e o cidadão.
  • A mudança de clima na opinião publica depois da renuncia de Bento XVI e eleição de Papa
  • As redes sociais e a comunidade religiosa – os desafios do século XXI para os novos padres.

Para fazer a reserva, basta enviar um e-mail à Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, aos cuidados de heloisafragoso@arquidiocese.org.br. Necessitando contato direto, pode-se ligar para (21) 2292-3132, ramal 511. Como as vagas são limitadas, é importante que se interessado inscreva-se o mais breve possível.

Este curso é uma iniciativa da nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, porém cabe a todos nós entender melhor o que é dito e não dito pela comunicação. Sabemos que a Igreja está sempre presente na mídia, como sujeito que busca a informação ou como fonte de conhecimento e notícia para o mundo. Sobretudo nestes tempos de tanta polêmica sobre temas no âmbito da ética e da moral, precisamos preparar-nos para este relacionamento com os meios de comunicação, contribuindo para que eles possam cumprir o seu papel de transmitir a verdade.

Desde já agradeço a sua atenção, e desejo que seja frutuosa esta formação sobre os 50 anos do decreto Presyterorum Ordinis, com o tema “O Sacerdócio: vocação, consagração, missão”.

Com a minha benção,
Dom Orani João Cardeal Tempesta, oCist