Setor Juventude

Setor Juventude

Diretrizes Pastorais do Setor Juventude da Diocese de Petrópolis (2020-2023)
Para baixar a diretrizes clique aqui

A Igreja faz-nos lembrar, insistentemente, as palavras de Nosso Senhor no Evangelho de São Marcos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Os tempos atuais exigem que renovemos nossas forças, para evangelizarmos a todos os jovens de nossa Diocese, para que saibam que “Cristo vive e nos quer vivos!”. Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres e pelos jovens, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Em comunhão com a Igreja no Brasil, a partir da criação das comunidades eclesiais missionárias, devemos fortalecer e formar grupos jovens para acompanhar a juventude da nossa Diocese. Assim, para que todos os jovens conheçam esse Cristo, que é a nossa alegria, unamo-nos para bem realizar as nossas Diretrizes Pastorais dos próximos anos.

1 – O Setor Juventude paroquial, inspirado nas comunidades eclesiais missionárias, deve se preocupar em fazer com que os jovens se sintam membros ativos da Igreja, criando pequenos grupos juvenis ou células, criando verdadeiros laços fraternos, vivendo como discípulos de Cristo e possuindo formação apropriada para saírem ao encontro de outros jovens, levando a alegria do Evangelho;

2 – Que em todos os pequenos grupos e células juvenis tenham, regularmente, momentos de oração e adoração, para que os jovens possuam um verdadeiro encontro com Cristo e, depois, possam anunciar Aquele que é a fonte de toda alegria.

3 – Cada grupo paroquial deve ter um assessor adulto para acompanhar e participar do grupo, convivendo, orientando e aconselhando os trabalhos a serem realizados.

4 – O Setor Juventude Paroquial deve desenvolver cursos regulares de formação, incentivando os jovens a participarem das formações oferecidas pela Diocese e pelos Decanatos. Por exemplo: Escola Jovens Discípulos.

5 – Em cada grupo jovem deve acontecer, regularmente, uma formação sacramental, espiritual e doutrinal, para que possam viver com entendimento a fé e se tornem verdadeiros discípulos de Cristo.

6 – Cabe ao Setor Juventude Paroquial criar e formar pequenos grupos missionários, colocando o projeto “IDE” em prática e levando a Palavra de Deus e o testemunho cristão aos mais diversos ambientes, como: hospitais, escolas, casas de recuperação.

7 – O Setor Juventude deve organizar momentos de missão em espaços públicos, como: praças, parques, locais esportivos, asilos, escolas, em dias e horários adequados e de maior concentração dos grupos paroquiais.

8 – Para que todos possam conhecer a Palavra de Deus e a alegria do jovem discípulo de Cristo, o Setor Juventude paroquial coloque alguns jovens no trabalho específico de evangelização nos meios de comunicação, como, por exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, em comunhão com a Pascom diocesana.

9 – O Setor Juventude Paroquial deve organizar entre os jovens, já engajados, um grupo de acolhida, para que realizem a acolhida dos jovens recém-chegados e direcione-os para os grupos devidos. Deve, ainda, preocupar-se em encaminhar a juventude paroquial para a vivência dos sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação) e às etapas de formação correspondentes: Catecumenato, Catequese ou curso de Crisma.

10 – Os grupos devem refletir regularmente sobre os temas atuais da sociedade e da fé, tais como: a dignidade da pessoa, a família, os direitos humanos, trabalho, aborto, união homossexual, liberação das drogas, suicídio, os abusos, etc, para que os jovens católicos tenham condição de dialogar com a sociedade e fundamentar sua posição frente a tais desafios.

Petrópolis, 27 de janeiro de 2020
Dom Gregório Paixão, OSB – Bispo Diocesano

Calendário 2020 

DIA         JANEIRO
16 a 18  – Acampamento 2
22 a 26  – Acampamento 1 Petrópolis
– Acampamento 1 Baixada

DIA        FEVEREIRO
21 a 25  – Retiro de Carnaval por paróquia
26           – Quarta-Feira de Cinzas

DIA       MARÇO
14           – Reunião Diocesana do Setor Juventude
– Reunião de Decanato

DIA      ABRIL
05           – Domingo de Ramos
– Dia Mundial da Juventude (Nível Paroquial)
12           – Páscoa da Ressurreição do Senhor

DIA      MAIO
02           – Pré-Congresso da Juventude
03           – Congresso Diocesano da Juventude em Teresópolis
16           – Romaria da Juventude do Regional Leste 1 (Santuário da Penha)

DIA      JUNHO
11           – Corpus Christi
20          – Reunião Diocesana do Setor Juventude
– Reunião por Decanto

DIA      JULHO
04 e 05  – 1° Encontro Nacional de Membros dos Setores Diocesanos de Juventude (local a definir)
03 a 05  – Retiro Diocesano de Assessores (no Seminário)
22 a 26  – Acampamento Petrópolis

DIA      AGOSTO
01           – Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida
08          – Reunião Diocesana
– Reunião de Decanato

DIA      SETEMBRO
04 e 05  – Encontro Nacional de Responsáveis pela Juventude (Brasília)

DIA      OUTUBRO
04           – Eleições Municipais
16,17 e 18  – Curso de Liderança para Jovens (Sítio do Seminário – Casa Rosa)
25           – 2° Turno das Eleições Municipais

DIA      NOVEMBRO
29           – Assembleia Diocesana da Juventude (seminário)