No dia 19 de agosto, encerrando a Semana Nacional da Família, a Diocese de Petrópolis realiza o Congresso Vocacional e da Família, no Ginásio do Pedrão, no Decanato Santa Teresa (Teresópolis), de 8h às 15h, quando acontece a missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão (OSB). Este congresso acontece três dias antes do início do Encontro Mundial das Famílias, que ocorre em Dublin, na Irlanda, de 22 a 26 de agosto, e tem como tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, com base na Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”.

Clique na imagem e acompanhe todas as notícias.

A Diocese de Petrópolis está mobilizada para celebrar a Semana Nacional da Família e para isto, as 46 paróquias vão realizar durante toda a semana uma série de atividades refletindo o tema central “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, ao mesmo tempo que faz um grito a favor da Família, do Matrimônio e da Vida, manifestando-se contra o aborto. Fique atento a programação na sua paróquia.

De 22 a 26 de agosto, acontece em Dublin, na Irlanda, o 9º Encontro Mundial das Famílias, e a esperada manifestação do Papa Francisco sobre esse tema. O encontro vem sendo preparado como um grande simpósio, muitas palestras, oficinas, reflexões e celebrações para os milhares de participantes do mundo todo, que levarão para seus países essa reflexão, para que continue dando frutos em toda parte.

Do Brasil, além das famílias que se inscreveram no encontro, estarão presentes o presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf.

O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos. O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”. (Fonte: CNBB)

História – O ano de 1994 foi declarado pelas Nações Unidas o “Ano Internacional da Família”. Também na Igreja o Papa João Paulo II quis que se celebrasse simultaneamente um Ano da Família. Assim  ocorreu o primeiro Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma, nos dias  8 e 9 de outubro de 1994, promovido, como todos os sucessivos, pelo Pontifício Conselho para a Família.

Desde então, a cada três anos, em diferentes lugares do mundo, houve um Encontro Mundial das Famílias introduzido por um Congresso Teológico Pastoral Internacional. A conclusão normalmente conta com a presença do Papa, com uma vigília/festa das famílias e uma grande celebração eucarística final.

1.       S. João Paulo II – I Encontro Mundial: 1994 (8-9 outubro) Roma (Itália). No contexto do Ano da Família “Família: coração da civilização do amor”

2.       S. João Paulo II – II Encontro Mundial: 1997 (4-5 outubro) Rio de Janeiro (Brasil). “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”

3.       S. João Paulo II – III Encontro Mundial: 2000 (14-15 outubro) Roma (Itália). No contexto do Grande Jubileu de 2000 “Os filhos, primavera da família e da sociedade”

4.       S. João Paulo II – IV Encontro Mundial: 2003 (25-26 janeiro) Manila (Filipinas). “A Família cristã: uma boa nova para o terceiro milênio”  S. João Paulo II (ao vivo pela TV)

5.       Bento XVI – V Encontro Mundial: 2006 (8-9 julho) Valença (Espanha). “Transmissão da fé na família

6.       Bento XVI – VI Encontro Mundial: 2009 (17-18 janeiro) Cidade do México (México). “A família, formadora dos valores humanos e cristãos” *** Bento XVI (ao vivo pela TV)

7.       Bento XVI – VII Encontro Mundial: 2012 (2-3 junho) Milão (Itália) “A família – Trabalho e Festa”

8.       Papa Francisco – VIII Encontro Mundial: 2015 (26-27 setembro) Filadélfia (USA) “O amor é a nossa missão, a família plenamente viva”

9.       O IX Encontro Mundial está em programa para Dublin (Irlanda) de 22 a 26 de agosto de 2018 com o tema escolhido pelo Papa, “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, com base na Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia” e coordenado pelo novo Dicastério pera os Leigos, a Família e a Vida, presidido pelo Cardeal K. Farrell.

Clique na imagem para ler o documento do Papa

Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver intensamente a alegria que os eventos proporcionarão.

Segundo Pe. Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, cada cristão batizado precisa esforçar-se para ser no mundo um evangelizador e transmissor das mensagens contidas no evangelho. ” Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo”.

Evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.

Hora da Família

Produzido para dar continuidade a animação da Semana Nacional da Família e iluminar as diversas datas do calendário, como o dia das mães, dos pais e outras datas, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, apresentam o subsídio “Hora da Família”, que já se encontra disponível para os interessados em celebrar a Semana Nacional da Família e o Encontro Mundial das Famílias.

Para Dom João Bosco, Bispo de Osasco e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB ” o Amoris Laetitia continua sendo a maior inspiração das páginas do Hora da Família 2018. Com seu conteúdo sempre fiel à Palavra divina e à doutrina da Igreja consegue levar fé e a esperança a todos. Em Amoris Laetitia há um rio de sabedoria e humanidade ainda ausentes no nosso dia a dia familiar, aquilo que a Exortação do Papa Francisco chamou de Alegria do Amor”.

O material traz uma reflexão sobre temas familiares, roteiros de orações e cantos para motivar a celebração, incentivando a participação da comunidade para o encontro. Também traz estudos sobre os valores e ensinamentos cristãos ligados à vida e a família. Ele pode ser adquirido na loja onlineda Pastoral Familiar:

www.lojacnpf.org.br , e-mail: secren@cnpf.org.br ou por telefone (61) 3443 – 2900 ou procurando o casal coordenador paroquial (arqui)diocesano ou regional da Pastoral Familiar na sua comunidade.