Tríduo Decanato São Pedro de Alcântara: “A missa é o encontro com o Senhor”, Padre Alex

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, recebeu o primeiro dia do tríduo de preparação para o Congresso Eucarístico, que acontece no dia 1º de maio. Frei Jorge Paulo Schiavini, OFM, pároco do Sagrado, assim como os frades do Convento Franciscano, receberam toda comunidade católica do Decanato São Pedro de Alcântara, com grande alegria, como manifestou Frei Jorge, demonstrando toda gentileza da Paróquia, ao final ofereceu a todos um lanche, uma canjica para esquentar.

Quer ver o álbum de fotos do Decanato clique na imagem

A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco de São José do Itamarati, Monsenhor José Maria Pereira. Ao iniciar a celebração, Monsenhor lembrou que naquele momento toda a Diocese estava reunida nos decanatos, realizando o primeiro dia do tríduo. Ele lembrou os bispos reunidos em Aparecida, na 60ª Assembleia Geral da CNBB, pedindo que todos rezem pelos bispos.

Antes da Santa Missa, que contou com a presença dos padres do Decanato e do povo de Deus, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento. Foi um momento conduzido por Frei Jorge e pelos frades franciscanos, levando os fiéis a estarem na presença do Senhor Eucarístico.

A homilia, como primeiro pregador do Decanato, Padre Alex ressaltou a importância de viver aquele momento, chamando atenção para a graça de termos a celebração eucarística dominical e durante a semana, lembrando que em muitos locais do Brasil, não há missa por falta de sacerdotes e as comunidades vivem da celebração da Palavra. Ele aproveitou sua experiência como missionário na Diocese de Parintins, na Amazônia, para falar sobre a importância da Celebração da Palavra.

Tríduo Eucarístico – 1º dia – Decanato Petrópolis Foto Rogerio Tosta Ascom Diocese de Petrópolis

Entre os exemplos que citou, Padre Alex contou que existem muitas comunidades que levam meses para ter a celebração eucarística e muitas não contam nem com a distribuição da comunhão. “São comunidades que se alimentam da Palavra, pois é Deus que nos fala. Na celebração da palavra, dentro da missa, devemos dar a importância, pois é Deus que nos fala”, afirmou Padre Alex.

“Infelizmente muitos acabaram se esquecendo da importância grandiosa que tem a eucaristia na nossa caminhada de fé. Na nossa vida espiritual. Na nossa caminhada em direção de volta à casa do Pai. Dentro dessa beleza e dessa grandeza da importância da eucaristia em nossa vida e em nossa caminhada, não podemos nos esquecer da importância que tem a missa dominical. Meu Deus como é interessante notarmos que para muitos, parece que a missa dominical vai perdendo a sua centralidade. Ela vai perdendo a sua importância. Quantas vezes parece que ir à missa de domingo acaba se transformando em um peso para nós. Vamos nos esquecendo da beleza desse encontro com o Senhor. Encontro esse que é dado a cada domingo na palavra e no pão consagrado. Domingo passado escutamos de uma forma tão bonita aquele caminhar lado a lado dos discípulos de Emaús. Eles tinham o seu coração abrasado de amor ao Senhor pela palavra e identificam o Senhor no partir do pão. Ir à missa, mais do que ser uma obrigação, para nós deve ser essa certeza de um encontro com o senhor, a eucaristia é esta festa familiar, esse encontro nosso com um companheiro de caminhada, com alguém que aquece os nossos corações, com alguém que ilumina a semana que vai começar e dar sentido a tudo aquilo que nós vamos enfrentando ou enfrentamos ao longo da semana que passou. Sim, a missa não é só um sacrifício, mas, é um encontro em que nós nos alimentamos da palavra e nos alimentamos também do pão sagrado”.