Neste mês de agosto, a Diocese de Petrópolis dá início ao Mês Vocacional, uma ocasião especial para refletir sobre a importância das diversas vocações na Igreja e na sociedade. Com o tema geral “Peregrinos porque chamados”, as atividades visam conscientizar os fiéis sobre o chamado de Deus e incentivá-los ao discernimento vocacional.
Uma Reflexão Sobre o Chamado Divino
Durante este mês, os membros da Diocese são convidados a refletir sobre como podem responder ao chamado de Deus em suas vidas, seja no contexto familiar, no serviço à comunidade ou por meio de outras formas de entrega. O Mês Vocacional é um momento propício para elevar orações, agradecendo pelos ministérios ordenados e pedindo pela luz divina para aqueles que buscam compreender seus chamados.
Atividades Programadas
As atividades do mês começam no dia 2 de agosto, durante a Romaria Diocesana em Aparecida. No primeiro domingo, 3 de agosto, será realizada uma Feira Vocacional na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 15h, com o intuito de rezar pelos padres, seminaristas e vocacionais ao sacerdócio.
Em 4 de agosto, a Diocese homenageia São João Maria Vianney, patrono do Clero e Dia do Padre. Em seguida, no dia 9 de agosto, celebra-se o Jubileu dos Diáconos, culminando no dia 10 com a comemoração do Dia de São Lourenço, também um patrono dos Diáconos.
No segundo domingo do mês, que coincidirá com o Dia dos Pais, a Diocese inicia a Semana Nacional da Família. As missas desse dia dedicarão orações pelas famílias, reconhecendo-as como verdadeiros “celeiros de vocações”.
Celebrações em Prol da Vida Consagrada e dos Fiéis Leigos
Além disso, o terceiro domingo do mês, 17 de agosto, será celebrado como Domingo da Vida Consagrada, com orações pelos religiosos e religiosas da Igreja. Um evento especial está agendado para 22 de agosto, onde ocorre uma peregrinação vocacional ao Trono de Fátima em Petrópolis.
No 4º domingo, 24 de agosto, haverá uma Romaria Nacional de animadores vocacionais no Santuário Nacional de Aparecida. Nesse contexto, a Diocese também reafirma a missão dos fiéis leigos e sua importância na sociedade.
Encerramento com Foco em Vocação Missionária
O encerramento do Mês Vocacional será no dia 31 de agosto, quando a Diocese celebra o 5º domingo com enfoque na Vocação Missionária. Um encontro vocacional para rapazes será realizado no Seminário, além de um avivamento jovem e missa vocacional na Paróquia de Santa Teresa, em Teresópolis. Durante as missas desse dia, serão realizadas orações pelos missionários do mundo inteiro.
Durante todo o mês, os fiéis são encorajados a participar das atividades e se engajar nas celebrações que reafirmam a importância da vocação em todas as suas formas. O Serviço de Animação Vocacional convida a todos a experimentar uma jornada de fé e reflexão sobre os diversos chamados que compõem a rica tapeçaria da vida cristã.