Semana Santa na Paróquia de Santa Teresa D`Avila

20 04 2017 Semana Santa na Paróquia Santa Teresa
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Após o período da Quaresma, a Paróquia Santa Teresa, em Teresópolis, Decanato São Pio X,  iniciou a semana santa, um período de intensa oração e reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo.

Com a festa de Ramos onde comemoramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Jesus chega em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Terça-feira santa

Foi realizado na noite de Terça-feira o Setenário das Dores, somos convidados a meditar acerca das Dores de Nossa Senhora. As Dores de Nossa Senhora nos comovam o coração, impulsionando-nos para a prática do bem, reflexão, oração e conversão.

Quarta-feira santa

É rezado um terço na Matriz e o sermão do encontro. Uma reflexão e oração sobre a procissão do encontro que é o momento em que é lembrado o encontro de Maria com Jesus durante o caminho do Calvário.

Quinta-feira santa

Na noite desta quinta-feira na Matriz celebrou com muita devoção a Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Neste dia também faz-se a recordação do “Lava-pés”. Após a Missa houve a trasladação do Santíssimo, e os fiéis acompanharam Padre Fabiano até o CEAC, onde iniciou-se a Vigília.

Sexta-feira da paixão

A celebração da Paixão do Senhor é uma ocasião da Igreja mergulhar no mistério profundo da entrega do Senhor Jesus por cada um de nós. Uma celebração sóbria, silenciosa, onde se realiza a liturgia da Palavra, a adoração da Cruz do Senhor morto, e a distribuição da Eucaristia (já consagradas, tendo em vista que na sexta-feira Santa não há missa).

“Nós estamos fazendo essa experiência do que seria um mundo sem Deus. Não temos as velas acesas, o sacrário está vazio, não temos a ornamentação. E vivemos então essa sensação de vazio”. Disse padre Fabiano em sua homilia.

Jesus é sepultado. “Ele partilha sua vida. E isso deve nos inspirar, não como vergonha de nossos pecados, mas para que sejamos bons, um desejo de agradecimento e de retribuir a Ele. Fazer valer a nossa vida.”

Padre Fabiano ainda falou sobre como podemos responder a esta doação: “Ele partilha sua vida. E isso deve nos inspirar, não como vergonha de nossos pecados, mas para que sejamos bons, um desejo de agradecimento e de retribuir a Ele. Fazer valer a nossa vida.

Sábado Santo – Vigília Pascal

Sábado Santo representa a proclamação da vitória de Jesus sobre a morte. Celebramos a Vitória da Vida, a ressurreição de Jesus. Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja nos convida a reunirmos em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: A liturgia da luz; A liturgia da Palavra; A liturgia batismal; E a liturgia eucarística.

A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal. O novo círio pascal simboliza a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo.

A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição.

A liturgia batismal é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo.

A liturgia eucarística é o momento da celebração na qual o sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, sinal da vida que é comunicada ao cristão.

Fotos e texto: Equipe Pascom – Cristiano Mattoos, Rafael Feliciano / Eustáquio Pereira/ Elias Pereira/ Natália Veríssimo/ Willian Pinheiro e colaboradores Márcio Castro e Luiza Pedone.