Padres e fiéis da Diocese de Petrópolis na posse de Dom Gregório Paixão em Fortaleza

A posse de Dom Gregório Paixão, OSB, como sétimo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza foi marcada por emoção e alegria. “Venho como membro do Povo de Deus e discípulo de Jesus Cristo, a quem reconheço como único Salvador da humanidade, que ressuscitou dos mortos e continua vivo e presente no meio de nós. Quero segui-lo sempre, acolhendo no meu coração a sua Palavra de vida eterna que procurarei pôr em prática, sempre confiado mais na graça de Deus, na oração e na ajuda de todos vocês, do que nas minhas capacidades”, expressou Dom Gregório, manifesta sua alegria pela missão confiada por Deus e pela Igreja.

Monsenhor José Maria Pereira, Pároco de São José do Itamarati, representando toda a Diocese de Petrópolis agradeceu a dom Gregório Paixão nos oito municípios que forma o seu território. Monsenhor José Maria lembrou falou sobre a proximidade do bispo junto ao clero e ao povo de Deus ressaltando que Dom Gregório foi e é um grande pastor, que comunica e testemunha o evangelho de Jesus Cristo.

Petrópolis, sede do Governo Episcopal da Diocese de Petrópolis foi representada não apenas pelo prefeito Rubens Bomtempo e sua esposa Luciane Bomtempo, mas também pelo juiz da Vara da Infância Adolescência, doutor José Cláudio, assim como de fiéis de várias paróquias de Petrópolis e dos municípios que formam a diocese. O clero da Diocese de Petrópolis também marcou presença na missa de Posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, estiveram presentes a maioria dos padres da diocese dos quatro decanatos.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão agradeceu a presença de todos que vieram de Petrópolis, ressaltando mais uma vez que foi muito feliz nas terras de Petrópolis e no estado do Rio de Janeiro. Ele agradeceu a presença dos bispos do Estado do Rio que estiveram na missa, entre eles o cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani tempesta e o presidente do regiyonal Leste 1 da CNBB, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu.

Para o povo de Fortaleza, a noite de sexta-feira, 15, ficará marcada na história da centenária Arquidiocese de Fortaleza. Dom Gregório Paixão tomou posse, sucedendo dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Essa é a primeira Posse Canônica em 24 depois da posse de Dom Tosi.

Estiveram presentes 27 bispos das dioceses cearenses e de outros estados brasileiros, entre eles, dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo diocesano de Crato e Presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 323 padres e abades, 47 diáconos, 149 seminaristas e uma grande quantidade de fiéis das 148 Paróquias e Áreas Pastorais da Arquidiocese e autoridades civis celebraram a acolhida de dom Gregório Paixão, OSB.