Pesquisar
Close this search box.

Orientações sobre o Hino Jubileu de Esperança

Subcomissão de Música Sacra

Chamados a peregrinar nesse Ano Santo, o povo de Deus, peregrino em sua caminhada ao céu, é chamado a entoar o cântico novo (Sl 97) que vem do homem novo renascido na água e no Espírito. Assim como as orações do povo de Israel foram escritas para serem cantadas, e desse modo, pelo canto, apresentar ao Senhor sua vida e acontecimentos, também no canto expressaremos e realizaremos a nossa oração como Peregrinos de Esperança. Principalmente, por saber que é Deus que, como uma chama sempre viva, mantém acesa a esperança e dá a firmeza e força no caminhar do seu povo.

O comunicado na íntegra pode ser lido clicando aqui Orientação – Hino do Jubileu

Conforme a comunicação do Jubileu:

“O texto elaborado por Pierangelo Sequeri e oferecido à criatividade musical de quem deseja participar no Concurso Internacional para o Hino do Jubileu 2025 intercepta os numerosos temas do Ano Santo. Em primeiro lugar, o lema “Peregrinos de esperança” encontra o seu melhor eco bíblico em algumas páginas do profeta Isaías (Isaías 9 e Isaías 60). Os temas da criação, da fraternidade, da ternura de Deus e da esperança no futuro ressoam numa linguagem que não é “tecnicamente” teológica, embora o seja na substância e nas alusões, de modo a fazê-la soar eloquentemente aos ouvidos do nosso tempo.

O profeta Isaías vê repetidamente a família de homens e mulheres, filhos e filhas, regressando da sua dispersão, reunidos à luz da Palavra de Deus: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9, 1). A luz é a do Filho que se fez Homem, Jesus, que com a sua própria Palavra reúne todos os povos e nações. É a chama viva de Jesus que move o passo: “Levanta-te, veste-te de luz, porque vem a tua luz, a glória do Senhor brilha sobre ti” (Isaías 60,1).”

Assim, recomenda-se entoar frequentemente o Hino do Jubileu e fomentar o canto do povo no cotidiano da vida eclesial das paróquias, comunidades e movimentos eclesiais, especialmente nos momentos e lugares de peregrinação.

Igualmente, aconselha-se o canto do Hino do Jubileu nos momentos de devoção; encontros e reuniões como forma de oração de confiança e de louvor a Deus.

Sugere-se, discernindo cada realidade, o uso do Hino do Jubileu nas celebrações litúrgicas, como Canto de Entrada, ou Canto Final, acompanhando os ritos próprios de cada momento da celebração e respeitando a natureza de cada uma dessas partes da liturgia.

Canto de Entrada, já que, como um canto forte, cheio e alegre é capaz de criar comunhão com os fiéis pela união das vozes e corações, ao acompanhar a procissão de entrada como povo reunido em Cristo que caminha confiante no Senhor; e introduz o tempo particularmente especial do Jubileu que celebramos, sendo também motivo das celebrações ao longo do ano litúrgico.

Canto Final, porque convida os fiéis a caminharem confiantes e esperançosos no Senhor como consequência do encontro com o Senhor e destacando o contexto particularmente especial do ano do Jubileu.

Que cantando juntos nos recordemos que percorremos esse caminho como povo reunido por Deus e não solitariamente. Que a esperança cristã nos envolva da mesma forma como somos mergulhados no canto, ao ser entoado. E que, desse modo, deixemo-nos envolver pela ternura e amor do Pai, iluminar pelo Espírito Santo para irmos ao Caminho, Jesus Cristo. Com a certeza: Deus chega no tempo!

Confira a letra:

Chama viva da minha esperança,
este canto suba para Ti!
Seio eterno de infinita vida,
no caminho eu confio em Ti!

1.Toda a língua, povo e nação
tua luz encontra na Palavra.
Os teus filhos, frágeis e dispersos
se reúnem no teu Filho amado.

2.Deus nos olha, terno e paciente:
nasce a aurora de um futuro novo.
Novos Céus, Terra feita nova:
passa os muros, ‘Spirito de vida.

3.Ergue os olhos, move-te com o vento,
não te atrases: chega Deus, no tempo.
Jesus Cristo por ti se fez Homem:
aos milhares seguem o Caminho.

Texto de Pierangelo Sequeri
Texto versão portuguesa: António Cartageno

Confira a versão portuguesa do hino: https://www.youtube.com/watch?v=bSq86Vs_9aA

Para baixar o áudio: https://www.iubilaeum2025.va/content/dam/iubilaeum2025/inno-giubileo/Hino
Jubileu-2025VF.mp3

Para baixar a partitura: https://www.iubilaeum2025.va/content/dam/iubilaeum2025/inno-giubileo/spartito/spartito-inno-pt.pdf