A celebração eucarística, como toda a Liturgia, realiza-se por meio de sinais sensíveis, pelos quais se alimenta, fortalece e exprime a fé. Para isso, deve haver o máximo cuidado em escolher e ordenar as formas e os elementos propostos pela Igreja que, atendendo às circunstâncias de pessoas e lugares, mais intensamente favoreçam a participação ativa e plena e mais eficazmente contribuam para o bem espiritual dos fiéis. (cf. IGMR,20).
“O Ano Litúrgico é o desenrolar dos diferentes aspectos do único mistério pascal” (CEC, §1171). Assim, o Ano Litúrgico como um todo, com os seus tempos litúrgicos, gira em torno de uma única pessoa: Jesus Cristo. O centro do ano litúrgico é a Páscoa de Cristo e todo o ano litúrgico gira em torno do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Portanto, algumas celebrações importantes acontecem ao longo do ano e marcam a vida da Igreja, celebrando sempre o mesmo Cristo nos mistérios da salvação.
Santíssima Trindade
A fé cristã é a fé em um Deus Uno e Trino, e é na mesma dimensão trinitária que se consumou a obra da redenção. Vê-se que não celebramos a Trindade apenas uma vez no ano, em festa isolada, como parece, mas a celebramos, na verdade, diariamente, em toda Eucaristia e, de maneira mais viva e solene, na Eucaristia dominical. As leituras bíblicas desta solenidade são distintas nos três ciclos anuais, A, B e C, mas o Evangelho é só de Jo e Mt.
Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi)
A origem desta celebração está ligada à devoção ao Santíssimo Sacramento, que floresceu fortemente ao longo do século XII e na qual se realçava a presença real por excelência do “Cristo inteiro” na hóstia consagrada.
A solenidade de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade, e os textos bíblicos de suas leituras diferem também nos anos A, B e C, mas o Evangelho será de Jo, Mc e Lc.
Sagrado Coração de Jesus
Nesta solenidade, celebrada na terceira sexta-feira depois de Pentecostes, temos uma festa devocional típica em que se celebra o Homem-Deus e seu amor divino, simbolizado no coração.
Desejamos que a celebração do Mistério Pascal, neste tempo, possa renovar nossa resposta ao chamado de Deus!
Abaixo está disponível o link de acesso ao subsídio de canto elaborado. A divisão das músicas se encontra no final do arquivo do subsídio.
Subsídio – Solenidades (Subsídio de música – Solenidades Trindade-Corpus Christi-S.Coração)
Subcomissão de Música Sacra da Diocese de Petrópolis/ RJ