Na Semana Nacional da Vida, que vai do dia 1º a 8 de outubro e que este ano tem como tema “Idosos, memória viva da nossa história” e o lema “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15), apresentamos a entrevista com Silvana Coelho, que há mais de 20 anos trabalha com a causa do envelhecimento, defendendo políticas públicas e serviços como cultura e lazer para os idosos.
Durante a conversa com Silvana Coelho, falamos sobre a importância de políticas públicas e serviços para idosos, como cultura e lazer, chamando atenção para alguns problemas, como a violência contra idosos, que normalmente começa com a negligência familiar, uma das formas mais graves de violência.
A violência financeira também é um problema significativo, exacerbado durante a pandemia, quando muitos idosos foram explorados financeiramente por familiares. De acordo com Silvana Coelho, uma das formas de combater a violência contra os idosos é pelo Disque 100, que é um serviço gratuito e federal que realiza triagens eficazes.
De acordo com dados apresentados por Silvana Coelho, o Brasil já conta com mais de 33 milhões de pessoas acima de 60 anos e, até 2050, o país será o que terá o maior número de idosos no mundo.
Ela destaca a importância das políticas públicas e o Estatuto do Idoso, que completou 20 anos e garante direitos, mas, de acordo com ela, ainda há muito a ser feito em termos de acessibilidade e inclusão. “A acessibilidade em transportes públicos e locais comerciais ainda é um desafio. A inclusão digital é crucial para evitar que idosos se tornem analfabetos digitais e se sintam excluídos”, comenta Silvana Coelho.