O 193º aniversário de nascimento do Imperador Dom Pedro II foi celebrado domingo, 2 de dezembro, na Catedral São Pedro de Alcântara em missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão (PSB). A Família Imperial foi representada por Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, como o comandante Tenente Coronel do Batalhão de Infantaria Leve Dom Pedro II, Ronald Alexandre Mandim de Oliveira.
O Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) marcou presença na solenidade, não apenas com o presidente, Fátima Argon, mais com vários de seus membros. O representante da Família Imperial, Dom Pedro Carlos não escondeu sua emoção e satisfação pela homenagem ao Imperador, destacando que estavam ali tudo que ele defendia e amava o povo e as instituições brasileiras.
Em sua homilia, Dom Gregório Paixão ressaltou a importância de Dom Pedro II para o Brasil e seu grande amor por Petrópolis e seu povo. O bispo ainda lembrou algumas características do Imperador, como ser um homem de oração, simples e dedicado à cultura. Ao final da missa, todos foram para o Mausoléu da Família Imperial, onde foi se concluiu a homenagem ao Imperador.
No mausoléu, entre as pessoas convidadas a falar, o Tenente Coronel, Ronald Alexandre Mandim de Oliveira manifestou seu contentamento pelo momento e pela homenagem ao patrono do Batalhão de Petrópolis. Ele destacou a importância do Imperador como um estatista, contando que, durante o período que atuou fora do Brasil, em países da América, constatou o quanto Dom Pedro II era respeitado.