
A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos (13 de abril) e é concluída com a Vigília Pascal (19 de abril) e o Domingo de Páscoa (20 de abril). Ao longo desses dias, o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presidirá as celebrações em paróquias dos quatro decanatos. No dia 17 de abril, às 9h, acontece a Missa dos Santos Óleos, com a presença dos padres diocesanos, que renovam as promessas sacerdotais.
Nesta missa, além da renovação das promessas sacerdotais, ocorre também a bênção dos óleos usados na administração dos sacramentos do Batismo, da Unção dos Enfermos e da Crisma. Esta celebração, conforme a tradição, é central na vida da diocese, onde se manifesta a unidade do clero em torno do bispo, com a bênção dos óleos para os sacramentos, renovando-se o compromisso sacerdotal.
Antes, porém, o bispo diocesano preside a missa do Domingo de Ramos, quando a Igreja Católica lembra o momento em que Jesus Cristo entrou em Jerusalém, onde permanecerá até sua morte na cruz e ressurreição. Dom Joel celebrará o Domingo de Ramos (13 de abril), às 10h, no Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas. A liturgia apresenta dois momentos contrastantes: a alegre recepção de Jesus em Jerusalém e o prenúncio da Paixão.
Na quinta-feira (17 de abril), à noite, com a celebração da Ceia do Senhor, tem início o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo. O Tríduo é o ápice do ano litúrgico, pois celebra a Morte e a Ressurreição de Jesus “quando o Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus, principalmente pelo seu mistério pascal, quando, morrendo, destruiu a nossa morte e, ressuscitando, renovou a vida” (NALC, nº 18).

Dom Joel celebra a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés, às 20h, na Igreja Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, em Magé. Nesta celebração, a liturgia lembra a última ceia de Jesus com os Apóstolos, quando institui a Eucaristia e o momento em que lava os pés dos discípulos, afirmando que veio para servir e não para ser servido.
Na sexta-feira (18 de abril), celebra-se a Paixão do Senhor, quando a Igreja Católica lembra, com tristeza, mas com a certeza da ressurreição de Jesus, todo o seu sofrimento e morte na cruz. Neste dia, não há missa em nenhuma igreja católica, apenas celebração iniciando às 15h, seguindo até à noite, com a procissão do Senhor morto e a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus. Em algumas paróquias, há apresentação teatral da Via Sacra e toda programação da semana santa nas paróquias pode ser conferida no site www.diocesepetropolis.com.br clicando no banner Semana Santa – Acompanhe toda a programação.
Celebrando a vitória da vida sobre a morte, no sábado (19 de abril), Dom Joel preside a missa da Vigília Pascal, às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Petrópolis. A Missa da Vigília Pascal é uma celebração da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, e da esperança da vida eterna, um momento de profunda alegria e renovação espiritual.
No Domingo de Páscoa (20 de abril), com a alegria da ressurreição de Cristo, o bispo diocesano, Dom Joel, preside a missa, às 11h, na Catedral São Pedro de Alcântara.

Veja a programação das celebrações com Dom Joel:
Domingo de Ramos
Dia 13 de abril – Às 10 horas
Santuário Nossa Senhora do Amor Divino
Missa dos Santos Óleos
Dia 17 de abril – Às 9 horas
Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis
Missa da Ceia do Senhor e do Lava-Pés
Dia 17 de abril – Às 20 horas
Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Magé
Celebração da Paixão do Senhor
Dia 18 de abril – Às 15 horas
Paróquia Santa Teresa – Teresópolis
Missa da Vigília Pascal
Dia 19 de abril – Às 19 horas
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Petrópolis
Missa de Páscoa
Dia 20 de abril – Às 11 horas
Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis
Serviço:
Confira toda programação das paróquias em www.diocesepetropolis.com.br ou diretamente na página https://diocesepetropolis.com.br/noticias/semana-santa/.
Também pode conferir nas redes sociais: @diocesedepetropolis ou participar do canal do Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaLTKVa2Jl8CiU2C6j2a