Dom Gregório Paixão consagra municípios que formam Diocese ao Coração Imaculado de Maria

Na festa de Nossa Senhora de Fátima, celebrada nesta sexta-feira, 13 de maio, Dom Gregório Paixão, OSB, consagra ao Coração Imaculado de Maria todos os municípios que fazem parte do território da Diocese de Petrópolis. A consagração acontece durante a missa, às 10h, presidida pelo bispo, no Trono de Fátima e concelebrada pelo Padre Manoel Gouvêa, responsável pelo Trono, e por diversos sacerdotes.

Rogerio Tosta
Ascom Diocese de Petrópolis

A iniciativa da consagração é devido aos acontecimentos dos dois últimos anos, quando a população dos municípios que formam a Diocese viveu “diversas provações, causadas pela pandemia, pelas chuvas, pelo desemprego, e por tantas outras privações, que produziram um futuro incerto”. Os municípios que serão consagrados são: Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Magé, Guapimirim e as paróquias localizadas em Bemposta (Três Rios) e Sebollas (Paraíba do Sul).

Desde o início da pandemia e com as tragédias em Petrópolis, Dom Gregório Paixão tem sido, ao lado dos padres, incansável na busca de atendimento digno para a população. A consagração ao Imaculado Coração de Maria é um momento para pedir a eterna intercessão de Nossa Senhora “nesse momento tão frágil de nossa história”.

O bispo, em unidade com o Sumo Pontífice, tem chamado atenção de todos, principalmente os poderes públicos, para o atendimento às pessoas que vivem nas periferias existenciais e que, muitas vezes, se tornam invisíveis aos olhos da sociedade. Durante a consagração, o bispo vai pedir de forma especial pelas crianças, lembrando que a Virgem Maria, em maio de 1917, apareceu a três crianças – Lúcia, Jacinta e Francisco.

As vítimas das tragédias em Petrópolis e da pandemia em toda Diocese, também serão lembradas por Dom Gregório Paixão. Para ele é fundamental que a Igreja continue o trabalho de Jesus Cristo, narrado na parábola do Bom Samaritano, que interrompe sua viagem para cuidar de um homem ferido.