Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB

Governo Episcopal de 2012 a 2023

Nasceu em Aracaju – Sergipe, em 03 de novembro de 1964. Teve seu ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano e no Atheneu Sergipense. Em 1983 ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia, professando em 1986.

No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, destacando-se o de Bibliotecário, Mestre de Coro, Organista, Mestre de Noviços, Ecônomo, Arquivista, Prior, dentre outros.

Durante o período de formação cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador e artes plásticas no ateliê do pintor Waldo Robatto.

Em 1987 foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, onde cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, de onde obteve o grau de bacharel em Teologia.

Em 18 de julho de 1992 foi ordenado diácono por Dom Ricardo Weberberger, OSB e em 21 de março de 1993 foi ordenado presbítero pelo Cardeal Dom Lucas Moreira Neves.

Dom Gregório foi diretor do Colégio São Bento da Bahia e da Faculdade São Bento da Bahia, assim como da Revista Análise e Síntese. Lecionou Língua Grega, Antropologia Cultural e Homilética. É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos, acolhido como aluno externo.

Em 29 de julho de 2006, foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (2006-2012). No dia 10 de outubro de 2012 o Papa Bento XVI o elegeu bispo da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro, com posse realizada no dia 16 de dezembro de 2012.

Governou a Diocese de Petrópolis até 2023.