O Seminário e Educandário Nossa Senhora do Amor Divino, no dia 19 de setembro de 2023, recebeu a visita de Dom Filippo Santoro, arcebispo emérito de Taranto, na Itália, que nos anos de 2004 até 2011 foi o 4º Bispo da Diocese de Petrópolis.
A visita foi marcada por três momentos: Um pequeno relato/testemunho de sua vida, a Santa Missa, e uma confraternização no refeitório do Seminário. A visita foi acompanhada pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira que representou o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, que na data encontrava-se em compromisso na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Por Lucas do Nascimento Gonçalves,
Seminarista Diocesano
A missa contou com a presença de representantes do clero diocesano, seminaristas, membros de Novas Comunidades, religiosas e diversos leigos e amigos de Dom Filippo Santoro.
O seu testemunho de vida e ministério foi de fato enriquecedor para todos os ouvintes, pois o entusiasmo ao falar sobre sua vinda ao Brasil fez com que se recordem de tantas histórias vividas no seu período como pastor dessas terras e ovelhas carregadas de saudades e gratidão. E ele não se deteve apenas sobre isso, mas continuou ao detalhar a sua trajetória na Europa após seu pastoreio aqui, como por exemplo, o seu apoio espiritual para com os cristãos na Guerra da Ucrânia e da Rússia, a sua proximidade com o Papa Francisco, e tantas outras histórias que são dignas de grande honraria pelo seu empenho e zelo com a Igreja.
Após esse momento de escuta ser dado como encerrado todos foram em direção à Capela para então ser celebrada a Santa Missa, sendo dedicada, intencionada e rezada por todas as vocações. Já na homilia, Dom Filippo falou sobre a vida vocacional numa esfera de disponibilidade e perseverança, pois não basta ser aberto ao chamado divino, mas fazer que ele se realize bem e fecundamente, dizia o Bispo aos fiéis presentes. Também expôs seu carisma, carinho e paternidade envolvidos numa profunda piedade em celebrar o Santo Sacrifício.
Por fim, o último momento em que estiveram todos juntos foi no refeitório do Seminário, onde reunidos com grande alegria e nostalgia puderam se despedir do tão amado Dom Filippo. E assim, encerrou-se tal noite.
Biografia
Dom Filippo Santoro, nasceu em Bari (Carbonara), Itália, a 12 de julho de 1948. Ordenado Sacerdote em Bari a 20 de maio de 1972, nomeado Bispo Titular da Tuscânia e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro a 10 de abril de 1996, e Petrópolis foi nomeado a 12 de maio de 2004, mas só assumindo em 11 de julho do mesmo ano.
Foi nomeado Arcebispo de Taranto, na Itália, em 21 de novembro de 2011 e tomou posse em 05 de janeiro de 2012. E desde 22 de julho de 2023 ele é Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Taranto, mas ainda desempenha desde 2021 a função de Delegado Especial do Memores Domini, ligado ao movimento Comunhão e Libertação que está presente no mundo inteiro e é uma das principais vertentes de seu desempenho pastoral.
Rogai pelo Dom Filippo Santa Mãe de Deus, para que ele seja digno das promessas de Cristo. Amém!
Fotos: Pascom Seminário Diocesano