Divulgado material apresentado na Assembleia Diocesana

A Diocese de Petrópolis realizou, no dia 15 de novembro, a Assembleia Diocesana, que teve como objetivo “á luz da fé avaliar nossa caminhada, pastoral e missão”. Em uma mensagem de vídeo, Padre Alexander de Brito Silva agradece a participação de todos na Assembleia, destacando todo o trabalho realizado, lembrando que em breve todos os documentos estarão disponíveis. “Continuemos firmes, porque temos a certeza que estamos no caminho certo. Quem segue Jesus, segue sua palavra e está no caminho certo”

O tema central da Assembleia foi o mesmo do Ano da Fé, que é o versículo 1, do capítulo 11, da carta aos Hebreus, “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê”. Todo material apresentado na Assembleia, assim como a Síntese do Trabalho dos Grupos encontra-se no site da Diocese de Petrópolis, na página https://diocesepetropolis.com.br/pastoral/plano-pastoral/ e no final desta matéria.

A Assembleia este ano, realizada com a presença de representantes das paróquias, movimentos, comunidade de vida, religiosos e pastorais, reuniu cerca de 300 pessoas, no Centro Educacional Soares Coimbra, em Raiz da Serra, com a presença de todos os padres diocesanos e de Dom Gregório Paixão, OSB, que presidiu a missa de encerramento, em seu último evento diocesano, pois no dia 15 de dezembro, toma possa como Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.

Assembleia Diocesana 2023 – Adoração_Foto Pascom Raiz da Serra / Para ver todas as fotos clique na imagem

Com a proposta de “á luz da fé avaliar nossa caminhada, pastoral e missão”, o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva apresentou os dados sobre os números da Diocese em 2022, mostrando a necessidade de um trabalho missionário e de evangelização em todas as comunidades diocesanas, mas, com uma Igreja missionária. Todos os dados apresentados fazem referência aos números de pessoas que receberam os sacramentos.

O Diácono Permanente, Marco Carvalho apresentou os dados referente aos números de pessoas atendidas pelas pastorais sociais da Diocese de Petrópolis. Os dados mostram que nos anos de 2021 e 2022 houve um grande número de pessoas atendidas, resultado em parte da pandemia e também da tragédia em Petrópolis em 2022. Os dados ainda mostram um crescimento no atendimento social por parte da Diocese, por meio das pastorais sociais.

Após as apresentações, os participantes se reuniram por grupos de trabalho e discutiram a realidade da caminhada a lua da fé, da pastoral e da missão. Toda a discussão em grupo serviu para elaboração de um relatório final, que em breve será divulgado, assim como todo o trabalho apresentado pelo Padre Alex e pelo Diácono Marcos.

2023 – Texto final dos grupos

APRESENTAÇÃO – ASSEMBLEIA DIOCESANA – 2023 – COMPLETA – DIOCESE