Diocese participa da abertura regional da CF-2018

Diocese
17 02 2018 Abertura da CF-2018 na Catedral do Rio
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A Diocese de Petrópolis marcou presença na abertura da Campanha da Fraternidade 2018, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, na missa presidida pelo Cardeal, Dom Orani Tempeste e concelebrada por todos os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, assim como padres religiosos e religiosas e fiéis representando todas as dioceses do Estado. Dom Gregório Paixão (OSB) esteve presente e ressaltou a importância do evento e do tema da CF-2018 “Fraternidade e Superação da Violência” por meio da promoção da cultura da paz.

Além de Dom Gregório, estavam presentes o Vigário Diocesano da Caridade, Padre Rafael Soares, o pároco de Santa Rita de Cássia (Decanato São Pedro de Alcântara), Padre Manoel Gouvêa, representantes das pastorais do Idoso, Sobriedade e Saúde e o diácono permanente, João Elizeu e de paróquias da Diocese.

O ato de abertura regional da CF-2018, realizado pela primeira vez pelo Regional Leste 1, teve início com a santa missa. Em sua homilia, Dom Orani ressaltou a importância do papel de cada fiel de ser um construtor da paz. “Reunimo-nos para lançar a Campanha da Fraternidade e devemos nos comprometer com ela. Juntos, podemos ser construtores da paz e sermos instrumentos dela. Embora a Campanha nasça na Igreja Católica, ela é destinada a toda a sociedade. A Palavra de Deus, hoje, fala sobre a necessidade de nos desarmamos. Pois, por vezes, não carregamos armas nas mãos, mas sim, na língua. Somos chamados a vivermos em fraternidade”, destacou.

Fala a imprensa e gesto de unidade

Após a celebração eucarística, simultaneamente ocorreu uma coletiva de imprensa com a presidência do Regional Leste 1 e Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio no subsolo da catedral, enquanto na área externa acontecia um momento cultural com a presença da banda animadora da Pastoral da Juventude de Niterói, o Coral da População de Rua da Arquidiocese do Rio; o Grupo Luar de Dança, de Duque de Caxias; a Casa do Menor, de Nova Iguaçu e a Pastoral Afro, de Volta Redonda.

Leia matéria na íntegra clicando aqui

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *