
A Diocese de Petrópolis marcou presença na abertura da Campanha da Fraternidade 2018, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, na missa presidida pelo Cardeal, Dom Orani Tempeste e concelebrada por todos os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, assim como padres religiosos e religiosas e fiéis representando todas as dioceses do Estado. Dom Gregório Paixão (OSB) esteve presente e ressaltou a importância do evento e do tema da CF-2018 “Fraternidade e Superação da Violência” por meio da promoção da cultura da paz.
Além de Dom Gregório, estavam presentes o Vigário Diocesano da Caridade, Padre Rafael Soares, o pároco de Santa Rita de Cássia (Decanato São Pedro de Alcântara), Padre Manoel Gouvêa, representantes das pastorais do Idoso, Sobriedade e Saúde e o diácono permanente, João Elizeu e de paróquias da Diocese.
O ato de abertura regional da CF-2018, realizado pela primeira vez pelo Regional Leste 1, teve início com a santa missa. Em sua homilia, Dom Orani ressaltou a importância do papel de cada fiel de ser um construtor da paz. “Reunimo-nos para lançar a Campanha da Fraternidade e devemos nos comprometer com ela. Juntos, podemos ser construtores da paz e sermos instrumentos dela. Embora a Campanha nasça na Igreja Católica, ela é destinada a toda a sociedade. A Palavra de Deus, hoje, fala sobre a necessidade de nos desarmamos. Pois, por vezes, não carregamos armas nas mãos, mas sim, na língua. Somos chamados a vivermos em fraternidade”, destacou.
Fala a imprensa e gesto de unidade
Após a celebração eucarística, simultaneamente ocorreu uma coletiva de imprensa com a presidência do Regional Leste 1 e Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio no subsolo da catedral, enquanto na área externa acontecia um momento cultural com a presença da banda animadora da Pastoral da Juventude de Niterói, o Coral da População de Rua da Arquidiocese do Rio; o Grupo Luar de Dança, de Duque de Caxias; a Casa do Menor, de Nova Iguaçu e a Pastoral Afro, de Volta Redonda.
Leia matéria na íntegra clicando aqui