Diocese de Petrópolis abre tempo da Quaresma em preparação ao Congresso Eucarístico

Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, a Diocese de Petrópolis abriu o tempo da Quaresma, que este ano tem ainda uma motivação maior para participação de todos os fiéis, a preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano (CED/2023), que acontece no dia 1º de maio em Petrópolis. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, disse que este é um período para “fazermos uma reflexão sobre a nossa vida e ao mesmo tempo nos preparar para a grande festa da Páscoa”.

Ao mesmo tempo que a proposta com o Congresso é celebrar Jesus Cristo vivo e presente na eucaristia, a Diocese de Petrópolis vai lembrar os 80 anos do primeiro Congresso Eucarístico em Petrópolis, em 1943, que celebrou o centenário da cidade e o segundo congresso, ocorrido a 68 anos atrás, em 1955. “São momentos importantes para todos, pois celebramos um Deus vivo”, comentou o bispo.

Missa Quarta-feira de Cinzas Catedral de Petrópolis Foto Rogerio Tosta

Como no tempo da Quaresma, os fiéis são convidados a praticar o jejum, caridade e penitência, o bispo lembrou que “não é apenas um momento para se deixar de comer, mas de levar comida para aqueles que precisam. É um período de penitência, mas também, de uma grande expectativa, pois somos levados a viver a grande páscoa, a ressurreição de Jesus”.

Com relação a caridade, Dom Gregório Paixão lembrou que é o período que toda Igreja Católica no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, que leva todas as comunidades a gestos concretos. “Este ano o tema central da Campanha da Fraternidade é a Fome e sabemos quantas pessoas passam fome nesse país”, comentou o bispo, contando que, desde a tragédia do ano passado até fevereiro deste ano, “nós já distribuímos mais de 434 toneladas de alimentos, sem contar o que ocorreu durante a pandemia”.

O lema da Campanha da Fraternidade é “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que segundo o bispo diocesano, é uma referência ao trecho do Evangelho de São Mateus (14,15). Dom Gregório ressaltou que a Diocese estará empenhada em manter a caridade neste período e como tem feito desde sempre, “não esquecendo de ninguém. Cuidando de todos”.