Diocese de Petrópolis abre tempo da Quaresma em preparação ao Congresso Eucarístico

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, a Diocese de Petrópolis abriu o tempo da Quaresma, que este ano tem ainda uma motivação maior para participação de todos os fiéis, a preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano (CED/2023), que acontece no dia 1º de maio em Petrópolis. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, disse que este é um período para “fazermos uma reflexão sobre a nossa vida e ao mesmo tempo nos preparar para a grande festa da Páscoa”.

Ao mesmo tempo que a proposta com o Congresso é celebrar Jesus Cristo vivo e presente na eucaristia, a Diocese de Petrópolis vai lembrar os 80 anos do primeiro Congresso Eucarístico em Petrópolis, em 1943, que celebrou o centenário da cidade e o segundo congresso, ocorrido a 68 anos atrás, em 1955. “São momentos importantes para todos, pois celebramos um Deus vivo”, comentou o bispo.

Missa Quarta-feira de Cinzas Catedral de Petrópolis Foto Rogerio Tosta

Como no tempo da Quaresma, os fiéis são convidados a praticar o jejum, caridade e penitência, o bispo lembrou que “não é apenas um momento para se deixar de comer, mas de levar comida para aqueles que precisam. É um período de penitência, mas também, de uma grande expectativa, pois somos levados a viver a grande páscoa, a ressurreição de Jesus”.

Com relação a caridade, Dom Gregório Paixão lembrou que é o período que toda Igreja Católica no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, que leva todas as comunidades a gestos concretos. “Este ano o tema central da Campanha da Fraternidade é a Fome e sabemos quantas pessoas passam fome nesse país”, comentou o bispo, contando que, desde a tragédia do ano passado até fevereiro deste ano, “nós já distribuímos mais de 434 toneladas de alimentos, sem contar o que ocorreu durante a pandemia”.

O lema da Campanha da Fraternidade é “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que segundo o bispo diocesano, é uma referência ao trecho do Evangelho de São Mateus (14,15). Dom Gregório ressaltou que a Diocese estará empenhada em manter a caridade neste período e como tem feito desde sempre, “não esquecendo de ninguém. Cuidando de todos”.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: