Devoção a Nossa Senhora da Saudade divulgada e celebrada pela Paróquia São Sebastião do Carangola

A Paróquia São Sebastião, no Carangola, em Petrópolis, promove no sábado, às 8h, uma celebração retomando e incentivando a devoção a Nossa Senhora da Saudade. O objetivo é meditar e rezar as 36 horas de saudade, que a Virgem Maria sentiu, durante o período em que Jesus, seu filho, ficou sepultado até a sua ressurreição.

Padre Alan Rodrigues Souza da Silva lembrou que a esta Devoção nasceu em Petrópolis, no Carmelo São José, após a inspiração do anjo de Deus à Monja, Irmã Ignez do Coração de Jesus, no Sábado de Aleluia, em 1918.

Mariana Almeida, uma das incentivadoras desta devoção junto com o Padre Alan, convida todas as pessoas devotas de Nossa Senhora para participarem da celebração deste sábado, quando os católicos ainda vivem a tristeza da morte de Cristo, lembrando o sofrimento da Virgem Maria. “Estejamos com Nossa Senhora na crucificação, morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo auxiliando, assim, na propagação dessa Devoção tão linda que se originou em nossa Diocese”.

Nossa Senhora da Saudade é um título que representa a tristeza e saudade que Maria sentiu nos três dias incompletos em que o corpo de Jesus esteve no Sepulcro. A aparição da Virgem Maria a Irmã Ignez do Sagrado Coração de Jesus, uma das fundadoras do Carmelo de Petrópolis, em um sonho, ao dia 30 de março de 1918 deu início a devoção a Nossa Senhora da Saudade.

A única imagem da Santa, com devoção genuinamente brasileira, pertence ao Carmelo, esculpida em mármore com 1.66m de altura. Maria é representada com o globo terrestre aos seus pés, a cabeça inclinada para baixo adornada por uma coroa de ouro, um semblante triste e deixa transparecer um sorriso melancólico com a certeza da ressurreição de seu Filho; sua mão esquerda apoiada sob o peito transpassado por um punhal e a mão direita segurando a Coroa da Saudade, também de ouro; uma espécie de terço com três mistérios, cada mistério contém um ‘Pai Nosso’ e doze ‘Lembrai-vos’; este número corresponde às 36 horas de sepulcro de Jesus e sofrimento de Maria. Na medalha que finaliza a coroa, rezam-se três ‘Aves Marias’ e uma oração à Rainha dos Mártires.

Segue, abaixo, a oração da “Coroa de Saudade da Rainha dos Martires”, e as meditações das dozenas escritas pela Irmã Ignez no ano de 1943, durante os 25 anos da devoção.

“Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires”: (3 Pai Nossos/ 36 Lembrai-vos)

1. Na primeira dozena, contemplamos as saudades que Nossa Senhora sofreu de seu Divino Filho, desde o instante em que a pedra do Santo Sepulcro velou aos seus maternos olhos o Corpo de Jesus.
  2. Na segunda dozena, contemplamos as saudades de Nossa Senhora, que, na residência de São João, não pôde abrigar-se na solidão, refúgio onde menos dessangram chagas mortais.
  3. Na terceira dozena, contemplamos as saudades de Nossa Mãe adorada, quando voltou ao Calvário, onde renovou o seu sacrifício de Co-redentora da humanidade, oferecendo por nós a Deus o Filho que ela chorava.

“Lembrai-vos, ó misericordiosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que nenhum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho; e gemendo com o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Divino Verbo humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.”

(Indulgência de 300 dias cada vez que se recitar esta oração, e plenária, uma vez por mês. Pio IX, 11 de dezembro de 1846)

Ao final, na medalha de Nossa Senhora termina a Coroa, rezando-se três Ave Marias e a seguinte súplica:

“Lembrai-vos, ó Rainha dos Mártires, das saudades cruciantes que atormentaram o vosso Imaculado Coração durante as 36 horas de sepultura do vosso Divino Filho. Pelas dores acerbíssimas da vossa saudade, oh! acendei-nos n’alma o desejo de ver a Deus no Céu, e alcançai-nos, um dia, a eterna Bem-aventurança. Enquanto, porém, neste desterro peregrinamos, obtende-nos as graças que nos são necessárias para amarmos e servirmos a Jesus com fidelidade até à morte; e, se for da sua vontade adorável, impetrai-nos (ou impetrai-me) o merecimento que vos imploramos (ou imploro) com inteira confiança. Amém.”

(Indulgência de 50 dias concedida a esta oração pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo de Niterói).