No dia 17 de novembro, foi retomado, em comunhão com toda a Diocese de Petrópolis, o Tríduo Eucarístico no seminário. Assim, com grande júbilo, o Seminário recebeu o Padre Paulo César que falou sobre: “A eucaristia como centro da vida e do ministério sacerdotal”, baseado nas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco.
Em sua homilia, o Padre disse que a Eucaristia, quando recebida, vivida e adorada, faz com que o Amor do coração de Deus habite no coração do ser humano.
De fato, a partir das palavras do Santo Padre, o pregador relembrou a importância do coração estar cheio de Deus, para evitar os chamados “Demônios educados”.
Esses são aqueles demônios que chegam ao nosso coração de maneira suave e comportada, para que, ao entrar, possam destruir nossa vida espiritual. São quatro tipos:
1) O primeiro é o demônio do orgulho. Ele faz com que entre em nós o desprezo pela obra de Deus;
2) O segundo é o demônio da Vaidade. Este coloca em nós desejos de parecermos ser mais do que somos;
3) O terceiro é o demônio da mundanidade. Ele nos coloca numa corrupção espiritual;
4) Já o quarto, é o demônio do carreirismo. Enche nossa vida de fingimentos e nos faz querer sermos adorados e reconhecidos.
Todos esses demônios devem ser vencidos pelo profundo amor à Eucaristia, que é fonte inesgotável de todo bem e de todo amor. “Se perdermos esse entendimento somos fadados a viver na nostalgia e na tristeza. Jamais podemos esquecer que: “Tudo é pesado numa vida sem amor à Eucaristia.” Como nos ensina S. Pedro Julião.
Ainda falando da figura deste grande Santo eucarístico, o padre Paulo reforçou que devemos ser Cálices e Patenas que levem Deus ao próximo. Cultivando uma constante vida de oração, pois aquele que não reza é como a cigarra, só sabe tagarelar e não ajuda em nada o Reino de Deus, por isso, quando a morte chegar, a única coisa que terá será o remorso.
Portanto, busquemos amar a eucaristia cada vez mais para aumentar uma união com Deus em nossa alma.












