O Apostolado da Oração da Diocese de Petrópolis realizou, no dia 27 de julho, no Colégio Padre Correa, o seu Congresso Jubilar, com uma peregrinação ao Santuário Jubilar Nossa Senhora do Amor Divino. O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, deu início ao congresso, estimulando os membros do Apostolado a continuar testemunhando Jesus Cristo, lembrando que Ele é a verdadeira esperança.
Dom Joel expressou sua alegria por estar com os participantes, embora lamentasse não poder passar o dia inteiro com eles devido à sua agenda lotada. O bispo também convidou os participantes a refletirem sobre a experiência do jubileu, mencionando que, apesar de haver cinco igrejas jubilares na Diocese, o amor de Deus se espalha por todos os cantos. Ele citou: “O Senhor esteja convosco”, enfatizando a beleza de estar reunidos em momentos de celebração.
Dom Joel abordou o tema do jubileu, que é a esperança, ao recordar o lema: “A esperança não decepciona”. Ele destacou a agitação e a confusão do mundo atual e alertou para o risco de desânimo que muitos enfrentam. “Quando a vida está difícil, nós corremos o risco de desanimar”, disse ele. “Mas o mal nunca vem de Deus. Um coração tão apaixonado quanto o de Jesus não manda o mal para nós.”
Em um tom encorajador, Dom Joel afirmou que a esperança tem um nome e um rosto: “É Jesus. Ele é a razão da nossa esperança porque venceu a morte. Na vida, segundo um ditado, há remédio para tudo, menos para a morte. O que Jesus venceu? A morte. Portanto, Jesus é o remédio, a força da nossa esperança.”
Para finalizar, Dom Joel deixou um lembrete: “Cristão não desanima, e membro do Apostolado da Oração não desanima. Olhe para Jesus, levante-se e sacuda a poeira.” Ele enfatizou a importância de anunciar a esperança, tanto para si quanto para os outros, desejando a todos um dia repleto de paz e alegria. “Que possamos voltar para nossas comunidades com o coração cheio de esperança para levar a quem precisa. Amém”, concluiu.
O Congresso Jubilar do Apostolado da Oração contou ainda com uma palestra, um momento de adoração ao Santíssimo e uma peregrinação até o Santuário Jubilar Nossa Senhora do Amor Divino, onde foi celebrada a Santa Missa. A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário, Padre Rodrigo Alberti, e concelebrada pelo assessor eclesiástico para o Apostolado da Oração, Padre Ludemir Leonardo Teodoro.