2º Dia do Tríduo no Decanato Nossa Senhora do Amor Divino: “quanto mais temos Deus dentro de nós, o próprio Deus nos coloca ao encontro dos outros”, Padre Luiz Henrique

O Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, no segundo dia do Tríduo de preparação para o Congresso Eucarístico que acontece no dia 1º de maio, em Petrópolis, reuniu a comunidade na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Areal. O pregador do segundo dia foi o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, que chamou atenção de toda comunidade para a importância de se viver da Eucaristia, lembrando que “a Eucaristia nos coloca exatamente na dinâmica de que, quanto mais temos Deus dentro de nós, o próprio Deus nos coloca para fora, para ir ao encontro dos outros”.

Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano, afirmou que precisamos rezar para que tenha mais padres, pois sem eles não tem Eucarisita

Fazendo referência ao Evangelho, que narra a escolha de Maria, que ficou aos pés de Jesus, Padre Luiz Henrique afirma que “ela escolheu a melhor parte e Jesus disse que, essa parte não lhe seria tirada. Quando se fala da eucaristia, nós falamos exatamente desta experiência de parar para estar diante do Senhor para ouvi-lo, para estar com ele, para partilhar a vida, para abrir o coração, para ouvir sua exortação, seu ensinamento, sua palavra de consolo. A experiência com a eucaristia deve ser a experiência mesma de Maria, a experiência de quem escolheu a melhor parte”.

Partindo da reflexão do Papa Bento XVI, quando ele fala do mistério da Eucaristia, lembrando que a Igreja vive como Maria, aos pés do Senhor, Padre Luiz Henrique explicou por que o bispo diocesano convocou um Ano Eucarístico e a realização do Congresso. “O nosso bispo, quando propõe para nós um ano Eucarístico, um Congresso Eucarístico, é porque ele sabe de forma muito católica e bela que se nós queremos, depois de tudo que passamos com a pandemia da Covid-19, se nós queremos recomeçar, não há forma melhor para isso se não, recomeçar exatamente diante do Senhor. Sabe o senhor bispo que é uma consequência prática, um povo que adora Jesus, um povo que adora Eucaristia necessariamente, sem erro vai ser um povo que vai se voltar mais para Deus, para o próximo, para a igreja, para a sociedade. Por isso somos chamados a crescer nessa intimidade com o senhor” afirmou o reitor do Seminário.

A adoração ao Santíssimo Sacramento. Quer ver o álbum de fotos, clique na imagem

A adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzida pelo Padre Ian Silva Lemos, administrador paroquial de São Pedro em Pedro do Rio, que levou os fiéis a um momento de profundo encontro com o Senhor Eucarístico. O Pároco de Areal, Padre Alexander de Brito Silva falou sobre a importância da confissão, lembrando que o “Sacramento da Confissão me leva e te leva ao encontro do Cristo bondoso, que perdoa os nossos pecados arrependidos”.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Marcio Damasceno, Pároco de Santana de Inconfidência, em Sebollas, e concelebrada por todos os padres do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino. A homilia da Santa Missa foi realizada pelo Pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Agnaldo Andrade dos Santos que falou no início sobre a providência de Deus. “Ao longo da vida, vamos percebendo que para Deus não existe coincidência e sim providência. Ao longo desta semana estamos vendo o capítulo sexto de São João, onde vemos ali o discurso de Jesus sobre o pão da vida. Justamente, nesta semana em que na nossa diocese estamos vivendo o tríduo, agradecendo ao Pai pela beleza do filho Eucarístico no meio de nós, que vem nos sustentar, nos fortalecer e nos convida a estarmos com ele”.

Padre Agnaldo falou ainda sobre a tristeza que sentimos na falta de alguém, porém, afirmou que não estamos vivendo um tempo de perda e de ausência, mais a alegria da ressurreição de Jesus, de sua presença entre nós. “Meu irmão e minha irmã, a ausência de uma pessoa querida tem o poder de nos tirar a paz, tem o poder de nos tirar a alegria. A ausência de uma pessoa querida nos dá um grande desânimo. Verdadeiramente, às vezes, perdemos a esperança, mas, nós não estamos celebrando a ausência, estamos no tempo Pascal. Nós estamos celebrando a presença. Enquanto a ausência traz tristeza, a presença traz conforto, traz ânimo, alegria, coragem, força para continuarmos. O tempo Pascal nos convida a alegria. O Congresso Eucarístico que já estamos vivendo, o tríduo Eucarístico que estamos vivendo já deve ser para nós um grande motivo de alegria, pois estamos celebrando o convite que Deus está fazendo a cada um de nós, quer que todos sejamos um pouquinho feliz e já nessa vida, porque nós sabemos que a felicidade completa somente no céu, mas, Jesus Eucarístico já traz o céu aqui. A missa já é o céu do qual Deus nos dá a graça de participarmos”.

Ao final da celebração, Padre Luiz Henrique e Padre Alex convidou todos para participarem do terceiro dia do tríduo, da ordenação que acontece, no dia 29, às 9h, na Catedral, no domingo, da Hora Santa Vocacional e no dia 1º de maio, do Congresso Eucarístico. Padre Luiz Henrique afirmou ainda que a oração é fundamental para termos mais sacerdotes, pois sem padre não tem Eucaristia, não tem a presença viva de Cristo.

Quer ver o álbum de foto feito pela Pascom da Paróquia São João Batista da Posse, clique na imagem