O Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, no segundo dia do Tríduo de preparação para o Congresso Eucarístico que acontece no dia 1º de maio, em Petrópolis, reuniu a comunidade na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Areal. O pregador do segundo dia foi o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, que chamou atenção de toda comunidade para a importância de se viver da Eucaristia, lembrando que “a Eucaristia nos coloca exatamente na dinâmica de que, quanto mais temos Deus dentro de nós, o próprio Deus nos coloca para fora, para ir ao encontro dos outros”.

Fazendo referência ao Evangelho, que narra a escolha de Maria, que ficou aos pés de Jesus, Padre Luiz Henrique afirma que “ela escolheu a melhor parte e Jesus disse que, essa parte não lhe seria tirada. Quando se fala da eucaristia, nós falamos exatamente desta experiência de parar para estar diante do Senhor para ouvi-lo, para estar com ele, para partilhar a vida, para abrir o coração, para ouvir sua exortação, seu ensinamento, sua palavra de consolo. A experiência com a eucaristia deve ser a experiência mesma de Maria, a experiência de quem escolheu a melhor parte”.
Partindo da reflexão do Papa Bento XVI, quando ele fala do mistério da Eucaristia, lembrando que a Igreja vive como Maria, aos pés do Senhor, Padre Luiz Henrique explicou por que o bispo diocesano convocou um Ano Eucarístico e a realização do Congresso. “O nosso bispo, quando propõe para nós um ano Eucarístico, um Congresso Eucarístico, é porque ele sabe de forma muito católica e bela que se nós queremos, depois de tudo que passamos com a pandemia da Covid-19, se nós queremos recomeçar, não há forma melhor para isso se não, recomeçar exatamente diante do Senhor. Sabe o senhor bispo que é uma consequência prática, um povo que adora Jesus, um povo que adora Eucaristia necessariamente, sem erro vai ser um povo que vai se voltar mais para Deus, para o próximo, para a igreja, para a sociedade. Por isso somos chamados a crescer nessa intimidade com o senhor” afirmou o reitor do Seminário.

A adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzida pelo Padre Ian Silva Lemos, administrador paroquial de São Pedro em Pedro do Rio, que levou os fiéis a um momento de profundo encontro com o Senhor Eucarístico. O Pároco de Areal, Padre Alexander de Brito Silva falou sobre a importância da confissão, lembrando que o “Sacramento da Confissão me leva e te leva ao encontro do Cristo bondoso, que perdoa os nossos pecados arrependidos”.
A Santa Missa foi presidida pelo Padre Marcio Damasceno, Pároco de Santana de Inconfidência, em Sebollas, e concelebrada por todos os padres do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino. A homilia da Santa Missa foi realizada pelo Pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Agnaldo Andrade dos Santos que falou no início sobre a providência de Deus. “Ao longo da vida, vamos percebendo que para Deus não existe coincidência e sim providência. Ao longo desta semana estamos vendo o capítulo sexto de São João, onde vemos ali o discurso de Jesus sobre o pão da vida. Justamente, nesta semana em que na nossa diocese estamos vivendo o tríduo, agradecendo ao Pai pela beleza do filho Eucarístico no meio de nós, que vem nos sustentar, nos fortalecer e nos convida a estarmos com ele”.
Padre Agnaldo falou ainda sobre a tristeza que sentimos na falta de alguém, porém, afirmou que não estamos vivendo um tempo de perda e de ausência, mais a alegria da ressurreição de Jesus, de sua presença entre nós. “Meu irmão e minha irmã, a ausência de uma pessoa querida tem o poder de nos tirar a paz, tem o poder de nos tirar a alegria. A ausência de uma pessoa querida nos dá um grande desânimo. Verdadeiramente, às vezes, perdemos a esperança, mas, nós não estamos celebrando a ausência, estamos no tempo Pascal. Nós estamos celebrando a presença. Enquanto a ausência traz tristeza, a presença traz conforto, traz ânimo, alegria, coragem, força para continuarmos. O tempo Pascal nos convida a alegria. O Congresso Eucarístico que já estamos vivendo, o tríduo Eucarístico que estamos vivendo já deve ser para nós um grande motivo de alegria, pois estamos celebrando o convite que Deus está fazendo a cada um de nós, quer que todos sejamos um pouquinho feliz e já nessa vida, porque nós sabemos que a felicidade completa somente no céu, mas, Jesus Eucarístico já traz o céu aqui. A missa já é o céu do qual Deus nos dá a graça de participarmos”.
Ao final da celebração, Padre Luiz Henrique e Padre Alex convidou todos para participarem do terceiro dia do tríduo, da ordenação que acontece, no dia 29, às 9h, na Catedral, no domingo, da Hora Santa Vocacional e no dia 1º de maio, do Congresso Eucarístico. Padre Luiz Henrique afirmou ainda que a oração é fundamental para termos mais sacerdotes, pois sem padre não tem Eucaristia, não tem a presença viva de Cristo.







