Tríduo do Decanato São José de Anchieta: “a participação deve ser consciente e piedosa”, Padre Pedro Paulo

O primeiro dia do Tríduo Eucarístico, no Decanato São José de Anchieta, celebrado na Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade em Magé, reuniu a comunidade católica dos municípios de Magé e Guapimirim. Com missa presidida pelo Padre Pedro Paulo, vigário paroquial da Paróquia São Pedro de Alcântara e reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), toda a comunidade teve a oportunidade de louvar e adorar Jesus Cristo, vivo e presente na Eucaristia.

Tríduo Eucarístico – 1º dia – Decanato São José de Anchieta Fotos Pascom Decanato São José de Anchieta

No início da Santa Missa, presidida pelo Padre Pedro Paulo, o decano de São José de Anchieta, Padre Leonardo Tassinari falou da alegria de receber na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, todas as paróquias do Decanato. “Com muita Alegria, iniciamos em toda a nossa Diocese este tríduo preparatório para o grande Congresso Eucarístico, tão esperado, que será celebrado na próxima segunda-feira, dia primeiro de maio. Queremos agradecer a Deus, neste tríduo preparatório, as graças que o Senhor tem nos concedido ao longo da vida”, afirmou Padre Leonardo Tassinari.

Ele agradeceu ao Padre Pedro Paulo pela sua disponibilidade “por estar presente conosco, presidindo esta celebração. Agradeço a presença de todos os nossos irmãos sacerdotes que concelebram esta Eucaristia e os irmãos vindos de todos os lugares do nosso decanato. Juntos, numa só voz, possamos elevar a Deus um hino de louvor, agradecendo a ele pelas maravilhas que ele concede a nossa vida”.

Ao iniciar a celebração, convidando todos os fiéis a estarem mergulhados na celebração eucarística, Padre Pedro Paulo lembrou que, há 523 anos, foi celebrada a primeira missa na Terra de Santa Cruz, o Brasil, e hoje, na mesma data, “iniciamos o tríduo de preparação para o nosso Congresso Eucarístico, cujo tema é exatamente ‘minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida’ e como lema ‘dá-nos sempre deste pão senhor’. Que possamos acompanhar com o nosso coração essa Santa Missa, assim como os padres conciliares, os bispos do Concílio Vaticano segundo pensaram, a Santa Missa a partir daquele momento pudesse ter, de forma consciente, a nossa participação consciente, piedosa ativa. Que o nosso coração, a nossa vida toda possa mergulhar neste momento”.

Tríduo Eucarístico – 1º dia – Decanato São José de Anchieta Fotos Pascom Decanato São José de Anchieta

Em sua homilia, como pregador do primeiro dia do tríduo em Magé, Padre Pedro Paulo fez uma referência aos congressos anteriores, lembrando que o primeiro, quando aconteceu, ainda não existia a Diocese de Petrópolis. Ele acredita que a realização deste congresso em 1943 deu o impulso final para que a Diocese fosse criado, frisando que desde o início há este vínculo com a Eucaristia.

Citando o documento conciliar Sacrosanctum Concilium, que trata da Sagrada Liturgia, Padre Pedro Paulo lembrou que o documento estabeleceu os critérios e depois as normas para que se pudesse fazer uma reforma na liturgia da missa. “Com a reforma, os bispos deixam claro que a nossa participação seja consciente, piedosa e ativa ou seja, que houvesse não apenas isso de maneira literal, alguém assistindo à celebração como estranho ou até mesmo espectador mudo. Os bispos disseram com o papa, não queremos dessa forma. A participação na Santa Missa precisa ser consciente, saber conhecer o que está acontecendo, o que está sendo celebrado; piedosa, porque não pode ficar como espectador, você está ali, com espírito filial, com a sua fé, reconhecendo a presença real de Jesus em cada momento, em cada parte da celebração e ativamente, porque não só o sacerdote vai fazer através das suas mãos a oferta ao Pai. Na verdade, está emprestando suas mãos, a sua voz para o próprio Cristo. Está oferecendo, mas também a comunidade com o sacerdote que se oferece em Cristo por Cristo ao Pai no Espírito Santo, dando a ele toda honra e toda Glória”.

Ao final da Santa Missa, aconteceu a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento conduzido pelo Padre Pedro Paulo, momento que todos puderam ainda louvar e adorar aquele que dá sentido à vida e é a única verdade.

Fotos Pascom Decanato São José de Anchieta

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *