Paróquias da Diocese de Petrópolis divulgam programação da semana santa

A Igreja Católica inicia neste domingo, 2 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos, a Semana Santa, quando lembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, antes da sua ressurreição, celebrada com a Vigília Pascal e a missa no Domingo de Páscoa. O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, convida todos os católicos e pessoas de boa vontade a viverem estes dias, frisando que, mesmo lembrando momentos da morte de Cristo “celebramos um Deus vivo e precisamos dar testemunho de Jesus para que ele, seja cada vez mais amado e adorado”.

Rogerio Tosta – Diocese de Petrópolis

Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser vista pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner (https://diocesepetropolis.com.br/semana-santa-diocese-de-petropolis/). As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações de cada paróquia. Nas redes sociais da Diocese no Instagran e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.

Momento de benção nos óleos usados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos

Dom Gregório Paixão convida de forma especial todos os diocesanos a viverem a cada momento da Semana Santa deste ano, pois, é mais um momento de preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano (CED/2023). O bispo explica que com o Congresso o objetivo é dar um testemunho público de Cristo vivo e presente na Eucarística e que, vivendo os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, compreendemos toda beleza da presença real de Cristo na Eucaristia.

Nesta semana, alguns momentos são fortes e de grande significado para os católicos, como a Missa do Crisma, ou, dos Santos Óleos, que acontece na manhã de quinta-feira (dia 6). Nesta celebração, presidida pelo bispo diocesano, os padres renovam compromisso de obediência e são consagrados os óleos usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Esta celebração é marcada pela união entre o pastor local (bispo) e os padres, na presença do povo de Deus que participa da missa.

Além desta celebração, outros dois momentos marcam profundamente a Semana Santa. A sexta-feira é marcada pela tristeza, pois os católicos lembram naquele momento, com celebrações às 15h, a morte de Jesus na cruz, que segundo a tradição ocorreu por volta deste horário. Este dia, além da celebração, é marcado pela procissão do Senhor Morto e por encenações da Via Sacra, caminho realizado por Jesus até sua morte na cruz, realizada em todas as paróquias.

O segundo momento é a Vigília Pascal, celebração realizada na noite de sábado, quando a Igreja Católica de forma alegre celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Uma celebração rica em simbolismo e de profunda fé em Cristo, que deu sua vida com morte na cruz para salvação de toda humanidade. Ressuscitando como havia prometido, vencendo a morte e dando a todos que crerem nele a possibilidade da salvação.

A Semana Santa é concluída com as celebrações do Domingo de Páscoa. No entanto, ao longo da semana, além dos momentos já citados, os católicos celebram a Missa da Ceia do Senhor ou do Lava-pés, a procissão do encontro, lembrando o momento que Jesus encontra sua mãe, durante o caminho para a cruz e, ainda, uma procissão na madrugada de sábado, lembrando o momento em que a Virgem Maria chora pela morte de seu filho.

A procissão de entrada da Missa com todos os padres da Diocese

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *