BNDES aprova projeto de restauração da Catedral de Petrópolis

O projeto de restauração da Catedral São Pedro de Alcântara foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 13,1, o que representa 98% do investimento global, que é de R$ 13,4 milhões. Com este recurso serão feitos o restauro externo e interno do edifício, além da implantação de uma galeria de exposições e um projeto de segurança.

A Catedral de Petrópolis recebe anualmente cerca de 300 mil visitantes e a estimativa é que a restauração da Catedral e a abertura de novas áreas para visitação aumente o interesse das pessoas em visitar a Igreja. O projeto reforçará a vocação da cidade de Petrópolis como pólo de turismo histórico-cultural no Brasil, levando um incremento anual na economia local da ordem de R$ 10 milhões.

Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis, disse que a aprovação do projeto é um grande ganho para cidade, não apenas do ponto de vista da restauração de um templo religioso, “mais por sua ligação com a história local e também do Brasil, por ter sido pensada e desejada pelo Imperador Dom Pedro II e por sua filha, a Princesa Isabel”. Ele lembrou que a pedra fundamental da igreja foi depositada pelo Imperador. A Catedral de Petrópolis é um dos pontos turísticos religiosos mais visitados, tanto por sua beleza arquitetônica quanto por ali abrigar o Mausoléu da Família Imperial.

O projeto nasceu da experiência de Dom Gregório Paixão com a restauração de Igrejas em Salvador (Bahia) e principalmente do Mosteiro de São Bento. Inicialmente, a partir das pesquisas realizadas nasceu o livro “A Catedral de Petrópolis: Santuário da Memória da Cidade Imperial”, publicado em 2016. Para dar inicio ao projeto, o bispo convidou a gerente de projetos, Katia Duque Rossi e a técnica de projetos culturais de Salvador, Dênia Gonçalves e durante quatro anos trabalharam pela aprovação junto aos órgãos competentes.

O projeto, além do recurso do BNDES, conta com apoio do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura de Petrópolis. Katia Duque Rossi disse que o projeto da Catedral prevê o restauro artístico de seus elementos, à implantação de galeria expositiva em sua estrutura interna, que permitirá a exposição de obras artísticas e à implantação do sistema de segurança de combate a incêndio e pânico e também para obras de reforço estrutural da Catedral.

O projeto foi proposto pela Mitra Diocesana de Petrópolis, no âmbito do BNDES Fundo Cultural e faz parte de um conjunto de investimentos que vêm sendo implementados para promover a cidade como destino turístico relevante.

A restauração da Catedral será dividida em três ações. Haverá o restauro externo do edifício, abrangendo, entre outros, a recuperação da cobertura e do madeiramento estrutural, elementos de ornamentação e calhas, recolocação das rosáceas e modernização de toda parte elétrica no interior e exterior da igreja, assim como instalação de sistema de combate a incêndio. Também serão realizados o restauro e a requalificação interna, com recuperação de elementos artísticos. E, por fim, haverá a implantação de uma galeria expositiva nos dois primeiros pavimentos da torre que antecedem o sino. Nas suas cúpulas e agulhas neogóticas serão instaladas uma passarela e telas de projeção para contar a história da construção da catedral, bem como exibir documentos históricos da fundação da cidade. A nova área permitirá a visitação do público à torre, com sua altura de 70 metros e vista panorâmica da cidade.