Simpósio da Educação em Magé reúne pais e educadores

15 08 2018 III Simpósio sobre Educação
Clique na imagem e veja outras fotos

O III Simpósio sobre Educação: Educação dos filhos em casa e na escola, realizado no dia 21 de julho de 2018, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, contou com a presença de mais de 150 inscritos e foi um grande sucesso, pois os participantes manifestaram a preocupação com a formação das futuras gerações. Para os organizadores do Simpósio, o encontro atingiu seu objetivo, pois estavam presentes pais e educadores.

O encontro foi aberto pelos organizadores do Simpósio, entre eles, Padre Leonardo Tassinari Resende, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Magé) e Decano do Decanato São José de Anchieta. Ele esclareceu que o Simpósio tem objetivo ser um espaço de reflexão e apoio para o conhecimento, não um fim em si. O Simpósio foi dividido em dois eixos centrais: A educação na escola: importância intelectual e de relacionamentos; A educação familiar: aprender a virtude do bem viver; formação humana e consistente. Padre Leonardo Tassinari destacou a importância da família na formação das crianças e dos jovens.

Leandro Souza Soares, fundador da Comunidade Católica Mãe do Verbo Divino, disse que a intenção foi trazer as luzes da Igreja sobre a educação. “Os desafios apresentados hoje dependem do compromisso de cada um em conhecê-los e enfrenta-los” afirmou, destacando ainda o compromisso que educadores e pais na formação das crianças.

O encontro contou ainda com a presença do Padre Rafael Soares, membro aliançado da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém e Vigário Episcopal da Caridade da Diocese de Petrópolis. “Diante de tudo o que vivemos atualmente, que vai contra a família e a educação, faz com que se percam os valores de nossa sociedade” afirmou. Ele recordou aos presentes a importância de se fazer uma releitura da Encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI que discursa justamente sobre a palavra da Igreja sobre os temas que foram tratados no Simpósio.

Clique aqui e assista outros vídeos do Simpósio

O Simpósio foi orientado pelo professor Felipe Nery, pedagogo e membro das organizações internacionais para o desenvolvimento e proteção da família na Organização dos Estados Americanos (ORA). Em seu comentário inicial falou sobre atenção aos fatores que indicam males futuros, não imediatos. “Sobre a educação de uma criança, geralmente os pais não têm uma noção geral do que já foi à educação”.

Com objetivo de mostrar alguns problemas que ocorre hoje com a formação das crianças e jovens, o professor Felipe Nery recorrendo a alguns dados sobre o que tem acontecido hoje na educação, segundo ele, encontramos 84% da população tem problemas com leitura e 88% dos jovens que terminam o Ensino Médio têm dificuldades de interpretação de texto.

Na sua avaliação, os problemas educacionais são inúmeros e diversos, independente do Estado e cidade e por isso, em sua palestra optou por apresentar a educação como referencial, pois segundo o professor Felipe Nery, quando os problemas forem apresentados às pessoas terão os pilares sobre os quais pode se apoiar.

Ao final do encontro, Padre Leonardo Tassinari Resende concluiu afirmando que a educação é fundamental e não se pode abrir mão dela. “Acredito muito na educação. Reclamamos porque muitas coisas estão ruins; porém, se não tivermos educação, não teremos saúde, emprego, nada. Sem ela, nunca teremos o mínimo para sobreviver. É um desejo nosso uma escola, apesar dos grandes desafios. Nunca podemos abandonar essa ideia. Deus nos deu a liberdade de almejar a vida interior e portanto, através dessa escola podemos alcança-la. Nossa consciência, preocupação e amor à verdade é válido. Fomos criados para o bem, a beleza e a verdade. Rezemos por essa realidade, um contributo para esse tempo.”