Visita Pastoral: Primeiro dia marcado por encontros e celebração dos 170 anos da Paróquia Santo Antônio

Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis, iniciou na quinta-feira, 18 de setembro, uma visita pastoral ao Decanato Santa Teresa, que termina na segunda-feira com um encontro com os padres. Acompanhado do Padre Jorge Pacheco, decano do Decanato, e do Diácono Yuri Araújo de Oliveira, o bispo se encontrou com jovens do projeto social do Camp Teresópolis, visitando o campus da Unifeso e a casa das Irmãs Servas dos Pobres, concluindo o dia com a missa em ação de graças pelos 170 anos da Paróquia Santo Antônio de Paquequer.

Além da visita pastoral, que teve início à tarde, pela manhã o bispo esteve reunido com o Conselho Presbiteral, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Meudon. O encontro do Conselho foi concluído com um almoço de confraternização entre os membros, oferecido pela Paróquia.

No primeiro compromisso da visita pastoral, durante o encontro com os jovens do projeto social do Camp de Teresópolis, Dom Joel e Padre Jorge falaram sobre a importância do projeto e como ele será importante para a formação profissional de cada participante. O bispo diocesano comentou ainda que, quando era padre na Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, conheceu e trabalhou com o projeto do Camp, frisando que sempre viu nele uma oportunidade de formação para os jovens.

Marcelo Rucker aproveitou para, em nome dele e de sua irmã, Erika Rucker, agradecer o apoio de Dom Joel e do Padre Jorge, que cederam um espaço do CEAC da Paróquia Santa Teresa para que o projeto acontecesse. Ele pediu que os jovens nunca se esqueçam do apoio que estão recebendo, lembrando que uma das virtudes é a gratidão.

Na Unifeso, Dom Joel conheceu as instalações da universidade, acompanhado do presidente da Fundação, Antônio Luiz da Silva Laginestra, do diretor da Universidade, Luiz Eduardo Possidente Tostes, e da reitora, Verônica Santos Albuquerque. Durante o encontro, eles mostraram todo o complexo, os laboratórios com equipamentos modernos, e ainda houve uma visita ao centro educacional, onde o bispo conversou com as crianças.

Na casa das Irmãs Servas dos Pobres, o bispo diocesano, junto com Padre Jorge e o Diácono Yuri, conduziu um momento de oração, manifestando sua alegria por estar com elas. O bispo diocesano também ficou feliz ao reencontrar duas irmãs com quem trabalhou quando ainda era sacerdote. As irmãs e as noviças receberam o bispo com um canto, manifestando alegria e colocando-se em oração permanente pelo trabalho realizado por ele na Diocese.

O primeiro dia da visita foi concluído com a missa em ação de graças pelos 170 anos da Paróquia Santo Antônio, presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres do Decanato Santa Teresa e por sacerdotes que passaram pela Paróquia. O pároco, Padre Renato Gomes de Andrade, falou de sua alegria pela celebração e pela presença do bispo e dos sacerdotes. Ele agradeceu a presença dos paroquianos e das autoridades presentes, ressaltando a memória daqueles que ajudaram a construir a Paróquia, como Monsenhor Nivaldo.

Visita Pastoral Decanato Santa Teresa: Projeto Social Camp Teresópolis

Visita Pastoral Decanato Santa Teresa: Irmãs Servas dos Pobres

Visita Pastoral Decanato Santa Teresa: Missa 170 anos da Paróquia Santo Antônio

Visita Pastoral Decanato Santa Teresa: UNIFESO

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *