A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Venda Nova, Teresópolis, recebeu entre os dias 12 e 14 de agosto a visita pastoral do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB. Cada uma das comunidades se empenhou em receber o bispo com carinho e dedicação, e ele partilhou com a forma que já lhe é peculiar não somente suas histórias de vida, mas também momentos que pudessem afetar a comunidade, dando mais ânimo e esperança na caminhada de fé.
As visitas pastorais, previstas na legislação eclesial, alcançam o território da diocese, e na maioria das vezes são feitas dentro da realidade paroquial, abrangendo as comunidades mas também institutos ou casas religiosas existentes. Em nossa diocese de Petrópolis foram definidas visitas pastorais para o triênio 2014-2016 em pelo menos 21 paróquias, que durante 3 dias acolheram e acolherão o bispo diocesano para avaliar os trabalhos, definir metas e conhecer as pessoas.
A primeira comunidade a ser visitada foi a dedicada a Nossa Senhora Aparecida no Imbiú. Depois dela seguiram: São João Batista, em Vargem Grande; Santo Amaro, na localidade com o mesmo nome; Nossa Senhora das Graças, em Córrego das Pedras; Santo Expedito nos Frades, São Francisco, em Vale Alpino, e São Sebastião em Sebastiana.
Na comunidade de Nossa Senhora das Graças, em Córrego das Pedras, ele abençoou o terreno onde será construída a Capela. Atualmente a missa é celebrada na casa de uma moradora.
Dom Gregório reuniu-se com algumas pastorais e movimentos: catequistas e catequisandos, juventude, conselho administrativo paroquial (CAP), e por último, todos os coordenadores de pastorais ou movimentos da paróquia, onde ouviu deles seus relatórios sobre as atividades, agradeceu o que tem sido feito e sugeriu algumas mudanças . Principalmente no sentido de dinamizar os trabalhos das pastorais.
Em sua última visita, Dom Gregório conheceu a comunidade de Rio Preto, com a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que possui mais de 106 anos de construção, e que passou por uma reforma nos últimos trinta anos. Esta Capela tem um significado especial para a história não só da Paróquia, mas para a Igreja em Teresópolis. Acredita-se que esta Capela foi o pontapé inicial para a criação de uma Paróquia na localidade, já que chamava-se antigamente de Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Ribeirão de Sebastiana. Também é especial por ter sido a única em Teresópolis que já fez parte de outra diocese. Em sua fundação ela pertenceu a Diocese de Friburgo.
A Paróquia de Nossa Senhora em Venda Nova é também muito importante para a Igreja Católica de Teresópolis, pois é das mais antigas. Anterior a ela somente a Paróquia de Santo Antônio, no Alto, que ano passado comemorou 160 anos de criação. Como a história política de Teresópolis é ainda recente – possui 125 anos de emancipação – A comunidade católica da região também vivencia, ainda, uma proximidade muito grande com as origens.