O terceiro dia da Visita Pastoral ao Decanato Santa Teresa foi marcado pela visita a comunidades de duas paróquias, a pacientes do Hospital São José e por um café com religiosos e religiosas. O dia começou com a missa no Carmelo do Espírito Santo, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelo bispo emérito de Itaguaí, Dom Ubiratan, pelo padre Jorge Pacheco e pelo frei Renato Moreira, com assistência do diácono Yuri Araújo.
No Carmelo do Espírito Santo, as irmãs agradeceram a visita de Dom Joel, lembrando as palavras de Santo Agostinho: “onde está o bispo, está a Igreja”. A madre Maria Goretti de Jesus Crucificado, OCD, ressaltou a beleza de a Diocese de Petrópolis ter dois carmelos — Petrópolis e Teresópolis — lembrando que as irmãs vivem em oração pela Igreja e por todos.
— Nós, carmelitas, dizemos que o Carmelo é um pedacinho do céu. A Diocese tem dois pedacinhos do céu. Agradecemos também a todos os consagrados e consagradas, por cada carisma. Estamos aqui rezando por cada um de vocês. Santa Teresinha dizia: “a oração da Igreja é o seu amor”. Nós estamos aqui para dar força a cada um de vocês. Não percam o caminho; vamos ser pontes para ajudar as pessoas a encontrarem Jesus — afirmou a madre Maria Goretti.
Após a missa no Carmelo, Dom Joel se encontrou com os religiosos e religiosas para um café na casa dos frades capuchinhos. Foi um momento de confraternização, em que o bispo manifestou sua alegria pelo testemunho dos religiosos e religiosas no Decanato Santa Teresa, com apoio às paróquias e aos trabalhos de cada congregação.
Como pastor, Dom Joel visitou pacientes no Hospital São José, onde foi recebido pelas irmãs de Santa Catarina e pela direção do hospital. Durante a visita, conversou com familiares e doentes e conferiu a eles o sacramento da Unção dos Enfermos. A visita foi recebida com alegria pelos pacientes, que manifestaram sua fé e esperança em Deus, mesmo entre aqueles que não eram católicos.
Na Visita Pastoral, em seu terceiro dia, o bispo diocesano esteve em duas comunidades do Decanato Santa Teresa. A primeira foi a comunidade Nossa Senhora do Rosário, da Paróquia São Pedro, onde conheceu a realidade local e visitou a capela. Na ocasião, foi oferecido um almoço ao bispo. Durante o encontro, a senhora Nina falou sobre a história da comunidade, ressaltando que uma das atividades atuais é rezar o terço com pessoas que ajudaram a construir a capela e a comunidade.
A segunda comunidade foi a de São Jorge, da Paróquia São Cristóvão, onde Dom Joel presidiu a missa celebrada no Condomínio Ermitage, construído para atender famílias atingidas pela tragédia de 2011 em Teresópolis. Ao final da celebração, lideranças da comunidade agradeceram a presença do bispo, ressaltaram as dificuldades enfrentadas e a alegria de terem recebido os apartamentos. O deputado estadual André Corrêa também participou do encontro, contando que, quando foi secretário estadual, lutou muito, ao lado do padre Jorge, para que os apartamentos fossem entregues às famílias.
Ao longo do dia, Dom Joel ainda participou do encontro de coordenadores da RCC, onde os animou a continuarem o trabalho e lhes deu uma bênção. O bispo também se encontrou com os agentes da Pascom, que celebravam o Jubileu das Comunicações Sociais e os 15 anos da Pascom.
O terceiro dia da Visita Pastoral ao Decanato Santa Teresa terminou com o encontro com os funcionários e secretários paroquiais de Teresópolis. Dom Joel ressaltou a importância do trabalho de cada um, e foram apresentadas sugestões que serão levadas aos padres do Decanato e desenvolvidas pelo decano, padre Jorge Pacheco.