UCP Portas Abertas recebe mais de mil estudantes do Ensino Médio em dia dedicado às profissões e o mercado de trabalho

Que tal participar de um júri simulado para entender um dos diversos papéis do Direito ou colocar literalmente a mão na massa em um laboratório de Engenharia Civil para aprender como é feita uma argamassa colorida, por exemplo? Essas foram algumas das atividades feitas pelos mais de mil estudantes do Ensino Médio que participaram, na manhã desta quarta-feira (13.09), do UCP Portas Abertas. O tradicional evento da Universidade Católica de Petrópolis aconteceu no Campus Dom Cintra e recebeu alunos de cerca de 25 escolas das redes pública e privada de ensino de Petrópolis e de municípios vizinhos, como Três Rios, Magé e Duque de Caxias.

Em sua 13ª edição, o UCP Portas Abertas funciona como um programa educacional auxiliando os jovens em uma das principais decisões das suas vidas: qual carreira seguir. Dessa forma, todos os anos a Universidade abre suas portas para apresentar aos estudantes as múltiplas possibilidades de profissões e o mercado de trabalho apresentados por meio dos 24 cursos de graduação em cinco áreas do saber oferecidos pela Instituição.

“O UCP Portas Abertas não é apenas a oportunidade que tantos estudantes têm de, finalmente, ver o que está por trás dessa imponente construção. Mas, principalmente, a chance de transformar o seu futuro conhecendo os cursos que oferecemos e as possibilidades de tantas profissões que podem seguir. A cada edição recebemos mais alunos que se surpreendem com a magnitude da UCP, com a variedade de opções de formação em tantas áreas do conhecimento. Eles se encantam com os laboratórios, professores e ao saber como a UCP está presente no mercado com seus profissionais aqui formados”, destaca o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.

Evento contribui na escolha dos alunos

Com uma programação dinâmica e objetiva em cerca de 40 atividades, os estudantes do Ensino Médio participaram de visitas guiadas aos laboratórios, simulações, oficinas, práticas e bate-papos com coordenadores dos cursos, professores e alunos que compartilharam suas experiências e tiraram dúvidas sobre a área e curso pretendidos. O encontro resultou em boas escolhas, como para Júlia da Costa Lima, do 3º Ano do Liceu Municipal, que ao conhecer o curso confirmou qual área seguir.

“Eu vim para ver Psicologia e Pedagogia, porque quero ser psicopedagoga. Vi os dois para ver se realmente é o que quero e gostei bastante. Acho que é muito bom para quem não sabe o que fazer, porque conhece a universidade, os laboratórios, que têm muitos”, se surpreendeu.

Assim como Júlia, a aluna do 3º Ano do Apogeu São Tomás de Aquino, Lethícia Carvalho Ramos, se encantou com a dimensão da Universidade.

“Estou adorando. Está sendo incrível. Já aprendi várias coisas novas, várias experiências. Estou muito animada para conhecer os outros cursos. Estou ansiosa para visitar o de Psicologia. Acho que entrando ali no lugar de Psicologia vou conseguir esclarecer melhor e entender mais sobre o curso”, disse.

Depois de 15 anos, a pedagoga formada pela UCP, Aline Barcelos voltou à instituição, agora para trazer 75 alunos do 3º Ano da Escola Firjan Sesi para ampliar o leque de opções de qual profissão escolher. E a coordenadora pedagógica destaca a importância do UCP Portas Abertas nessa decisão.

“Eu penso que ele realmente abre portas e traz outras referências para os alunos que ainda estão indecisos. Porque tem muitos nessa juventude que hoje ainda estão muito indecisos e o evento traz a oportunidade deles viverem, olharem. De viverem esse momento, essa cultura da universidade”, comenta a profissional.

Enzo Bernardes, estudante do 2º Ano da Escola do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, já se antecipou e prestigiou o evento vislumbrando as suas possibilidades, já que ainda não sabe o que cursar.

“É uma boa oportunidade para descobrir o que eu quero fazer no futuro. Não tenho ainda nenhuma ideia do que fazer e, por isso, estou procurando. Gostei muito de Engenharia Civil e Biomedicina. E o evento é muito bom por isso, porque a gente vê tudo e explicam tudo direitinho como funciona”, destaca o estudante.

Concorda com ele a jovem Stephanie Cardoso, estudante do 3º Ano do Apogeu.

“Estou gostando muito, porque estou vendo várias áreas, conhecendo coisas que eu nem imaginava fazer e espero que eu consiga tomar decisão certa e fazer o curso aqui no UCP”, afirma a jovem.

João Pedro Cardoso Alves Abreu, do 3º Ano da Escola Firjan Sesi, também aprovou o evento como importante ferramenta para a escolha da carreira.

“Com certeza o evento contribui bastante para quem está confuso, principalmente, porque você entra e entende como funciona.  Dentro da escola é meio difícil escutar ou tentar saber o que está acontecendo no curso. Só olhando o conteúdo programático. Então aqui é imersivo. Você entra e é imersivo, você consegue entender bem o que vai ter dentro do curso”, frisa o aluno.