Padre Renato Gomes de Andrade teve sua tese de doutorado “A Antropologia Cristocêntentrica nos escritos de Giacomo Biffi”, aprovada pela Pontifícia Universidade de Santa Croce, em Roma, no dia 18 de maio. Logo que tomou conhecimento da aprovação, Padre Renato compartilhou a notícia com seus familiares, amigos, irmãos no sacerdócio e com o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, manifestando sua alegria pela aprovação.
Padre Renato explicou que a pergunta fundamental para o trabalho que desenvolveu é “qual o papel do cristocentrismo, no pensamento do Cardeal Giacomo Biffi, e como essa perspectiva teológica pode anunciar Cristo ao homem do nosso tempo?”.
Ele explica que, Para Biffi, a ‘cristologia originária’ gera ‘uma antropologia cristocêntrica’, isto é, uma doutrina sobre o homem concebido desde o princípio no Redentor, como criatura resgatada, e unicamente onde aparece solucionável o enigma da liberdade humana.
Ainda segundo Padre Renato, duas afirmações são fundamentais e unificantes, para entender o pensamento cristocêntrico do Cardeal Biffi sobre o homem: ‘O homem é sempre uma inicial imagem de Cristo’; e, “O homem foi modelado em Cristo e não Cristo no homem”.
“Na tese, tento mostrar como o cristocentrismo serve ao Cardeal Biffi, como abordagem teológica para apresentar os temas da fé, à luz do querigma, de modo compreensivo e significativo ao homem contemporâneo. O uso de temas como Pinóquio, ou, os dramas do pecado humano, ou a falar dos temas marianos, são apenas exemplos de como o autor traduz de forma catequética o cristocentrismo”, comentou Padre Renato.