Solenidade de Corpus Christi na Diocese de Petrópolis

Na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja Católica celebra em todo o mundo a solenidade de Corpus Christi, que esse ano acontece no dia 8 de junho. O bispo da Diocese de Petrópolis presidi a missa, às 9h, na Igreja Santa Teresa, em Teresópolis, e às 15h, na Catedral de Petrópolis. Em ambas as cidades e em todas as 49 paróquias da Diocese, haverá missa e procissão de Corpus Christi. A programação nas paróquias pode ser conhecida acessando o site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – ou as redes sociais das paróquias.

Como o tapete é uma tradição na Solenidade de Corpus Christi, neste dia as paróquias, movimentos e pastorais se organizam para confeccionar o tapete, utilizando diversos materiais, sendo os mais comuns pó de serragem, areia, sal grosso, casca de ovo, pó de café e outros materiais, pelas ruas para ornamentar o trajeto por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Em Petrópolis, a procissão no Centro Histórico acontece após a missa das 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada pelos padres das paróquias do primeiro distrito. A Rua São Pedro de Alcântara ficará interditada das 9h às 18h30. As vias por onde a procissão passará, ficarão interditadas de forma temporária a partir das 11h30 até o fim da procissão. A procissão tem início após a missa das 15h, saindo da Rua São Pedro de Alcântara e passando pelas avenidas Ipiranga e Tiradentes, Rua da Imperatriz, Praça Dom Pedro, ruas do Imperador e Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Avenida Koeler e Praça Princesa Isabel em direção a Catedral de Petrópolis

A solenidade de Corpus Christi é a nossa manifestação pública, da existência real de Jesus Cristo, vivo e presente na Eucaristia. “Quando Jesus instituiu a Eucaristia não falou de forma simbólica ao nos dizer: isto é, o meu corpo e meu sangue. Jesus estava dizendo verdadeiramente que esta é a minha carne e este é o meu sangue para a vida e para a salvação de toda a humanidade. Ele cumpriu sua palavra ao afirmar que estaria conosco até o fim dos tempos e por meio da eucaristia, Jesus está presente”, afirmou o bispo diocesano.

O bispo explicou que este ano, de forma ainda mais especial, a solenidade de Corpus Christi tem um significado maior, pois em primeiro de maio aconteceu o congresso eucarístico em Petrópolis. “Toda a Diocese estava reunida. Éramos mais de cinco mil pessoas reunidas em torno da Eucaristia e agora, com esta solenidade este número será maior, pois a solenidade é celebrada em todas as 49 paróquias da Diocese, presente em oito cidades”, comentou o bispo.

A solenidade é celebrada desde o século XIII, tem ofício próprio, composto por Santo Tomás de Aquino e as procissões tornam-se comum no século XIV.  Finalmente, o Concílio de Trento, (no século XVI) declara que: …seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos.