Simpósio de Educação reuniu educadores para discutir a importância da memória

No dia 9 de julho, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), pela primeira vez, recebeu o Simpósio de Educação, que está em sua sexta edição, mantendo o propósito de discutir a Educação. O tema central desta edição foi “A importância da memória no processo de educação humana” e foi aberto pelo Padre Leonardo Tassinari, coordenador do Simpósio e o Padre Pedro Paulo, reitor da UCP.

Padre Pedro Paulo fez um breve histórico do Simpósio, lembrando da primeira edição em Magé, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, com objetivo de atender as necessidades locais. Ele ressaltou ainda que os temas refletidos ao longo deste período sempre foram importantes e de grande interesse para profissionais da área de educação e para o público em geral. Ele frisou ainda a importância da memória para construção das relações e para vida pessoal de cada pessoa.

Ao agradecer a participação da Universidade Católica, Padre Leonardo Tassinari frisou que o Simpósio sempre contou com o apoio da instituição, mesmo sendo realizado em Magé e em Teresópolis. Ele lembrou que o Simpósio nasceu com o trabalho de formação de professores e com o aumento da participação decidiram então criar o Simpósio.

Padre Leonardo Tassinari explicou que os temas têm a ver com aquilo que os criadores do Simpósio acreditam, que é uma educação cristã. Ao final do encontro, Padre Leonardo agradeceu a todos os participantes, lembrando que por meio da educação é possível transformar a sociedade.

Professor Luis Monteiro, Professor Mauricio Vicente e Padre Moises Fragoso. Para ver outras fotos clique na imagem

O Simpósio de Educação contou com a presença do psicólogo e professor, Luis Antônio Monteiro Campos que falou sobre a “Memória afetiva: a importância de retermos nosso aprendizado”. O professor e diretor do Museu Imperial, Mauricio Vicente Ferreira Junior falou sobre a “Memória histórica: patrimônio e cidadania” e Padre Moises Fragoso falou sobre “Memória litúrgica: fazer em memória de Cristo. A importância da memorização para os judeus e como os cristãos entendem a anaminesis”.