Seminaristas da Paróquia de Santo Aleixo promovem resgate da história da Paróquia

Dec. São José de Anchieta

No ano em que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, localizada em Santo Aleixo, Decanato São José de Anchieta, completa seus 60 anos de criação, os seminaristas locais Gabriel Melone e Marcelo Alvarenga, com o apoio do pároco, Pe. João Carlos, promovem uma série de lives para celebrar a história e a tradição da comunidade local.

A ideia de um resgate histórico dos fatos mais significativos dos 60 anos da paróquia vai ao encontro da celebração do mês dedicado a Santo Aleixo, co-padroeiro da paróquia, e responsável pelas tradições mais significativas da localidade.

“A série de lives “No coração da Paróquia” propõe revisitar a história paroquial e relembrar fatos e histórias do passado que construíram a nossa tradição local, como a história de nossa capela quase tricentenária, nossa antiga matriz e a construção da nova, mas também nosso patrimônio imaterial como a devoção a Santo Aleixo e nossas festas , ressalta o seminarista Gabriel.

A devoção a Santo Aleixo nas terras do segundo distrito de Magé, remonta o século XVIII, quando Manuel dos Santos Martins edificou uma pequena capelinha colonial dedicada ao Santo, ao redor da qual, desde então, o povo se reúne para celebrar sua festa. Mas a criação de paróquia na localidade só aconteceu em meados do século XX com o decreto de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, nosso primeiro bispo, que a desmembrou do território Paroquial de Nossa Senhora da Piedade de Magé e deu o titulo de matriz à antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Andorinhas.As

lives “No coração da Paróquia” acontecerão todas as sextas-feiras de julho, após a transmissão da Santa Missa, às 20h30 através da página da paróquia no Facebook, Iparoquial Santo Aleixo.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: