Seminarista Alisson: “Que possamos ser cada vez mais missionários”

Para o seminarista Alisson, que este ano será ordenado diácono em abril e em dezembro, sacerdote, a experiência vivida em oito dias na região da Amazônia, na I Experiência Vocacional Missionária Nacional, com toda certeza vai marcar o início de seu ministério sacerdotal, sendo uma experiência enriquecedora na conclusão de sua formação no Seminário.

A experiência da oração do terço com a comunidade da Amazônia

“Que Deus abençoe cada diocese que enviou missionários para esse belo propósito, especialmente a Diocese de Petrópolis por me proporcionar essa experiência de Fé e caridade. Que possamos ser cada vez mais missionários para as diferentes regiões de nosso Brasil (e do mundo) levando a Cristo a todos aqueles que, pelas dificuldades, não possuem a facilidade do acesso à Santa Igreja Católica” afirmou o seminarista Alisson.

Leia na íntegra o testemunho do seminarista:

Do dia 05 ao dia 17 de janeiro de 2023, foi realizada na Arquidiocese de Manaus a primeira experiência vocacional missionária nacional, essa proposta acolheu jovens, religiosos, seminaristas, Padres e, até mesmo, alguns Bispos, com o objetivo de conhecer a realidade amazônica, bem como ajudar na difusão da Palavra e Testemunho cristão.

Sendo seminarista da diocese de Petrópolis, na etapa da configuração, estudante do quarto ano de Teologia do Seminário Nossa Senhora do Amor do Divino, fui um dos designados para a realização dessa Experiência.

Fui enviado, juntamente com outros doze seminaristas, para o município de Presidente Figueiredo, região amazônica da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ao chegarmos lá, fomos mais uma vez distribuídos, e fui mandado com apenas mais um candidato ao sacerdócio para uma região rural, chamada “ramal” Rio branquinho, na capela Nossa Senhora Aparecida.

Por oito dias fizemos um trabalho missionário que consistia em: Visitar as famílias locais, realizar a meditação e celebração da Palavra de Deus, a oração do Santo Terço, além de conhecer a realidade percebendo as necessidades desta Igreja particular.

Tal experiência, foi, sem dúvida, enriquecedora para a minha vocação. Contribuiu para a formação integral, crescimento humano e espiritual, percepção das diferentes necessidades da Igreja e formas de compreender e levar a Deus nas diversas culturas, além de uma positiva troca de conhecimento daquilo que eu sei com aquilo que aprendi. Como relato pessoal, posso dizer que a realidade era muito carente: Pouca auxílio público, perceptível na ausência de boas escolas (as que existem faltam muitos recursos e estrutura), saneamento básico, falta de empregos, o que gera evidentes dificuldades econômicas e uma certa carência sacerdotal (as missas eram apenas uma vez por mês na capela).

A visita missionária foi muito bem acolhida pelos paroquianos, ficamos, por exemplo, hospedados na casa de alguns deles, que demonstraram um exemplo de piedade, fé e caridade para conosco. A cada visita realizada era nítida a alegria do povo em nos receber, abriam as suas casas com total disponibilidade e ficavam ansiosos para ouvir a Palavra de Deus. Nas oportunidades para meditar e celebrar a Palavra tivemos uma ativa participação por parte de todos, partilharam sobre as leituras, sobre a própria vida e sua visão de Deus. Por fim, também na oração do terço, era bonito ver a piedade do povo e o amor por Nossa Senhora.

Rezo para que essa porção do povo de Deus continue perseverante nos caminhos do Senhor, fiéis à doutrina da Igreja e obedientes ao Magistério para que possamos continuar unidos em Deus para a Santidade.

Que Deus abençoe cada diocese que enviou missionários para esse belo propósito, especialmente a Diocese de Petrópolis por me proporcionar essa experiência de Fé e caridade. Que possamos ser cada vez mais missionários para as diferentes regiões de nosso Brasil (e do mundo) levando a Cristo a todos aqueles que, pelas dificuldades, não possuem a facilidade do acesso à Santa Igreja Católica.

Nossa Senhora do Amor Divino, Rogai por Nós!

Leia ainda:

Seminaristas da Diocese na I Experiência Vocacional Missionária Nacional

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *