Seminário Diocese promove as férias coletivas dos seminaristas

O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino realizou, de 3 a 13 de janeiro de 2023, as férias coletivas dos seminaristas e formadores no Sítio São José do Oriente, em Secretário, Petrópolis.

É comum que os seminaristas e seus formadores se reúnam nas férias para um período de oração, descanso e lazer no “Sítio do Seminário”, onde, além da descontração, aprofundam alguns temas de formação e promovem encontros com o clero da Diocese. Infelizmente, por causa da pandemia, o Seminário deixou de as realizar nos dois últimos anos, mas, este ano as férias coletivas foram retomadas e bem vivenciadas por todos os que lá estiveram.

A programação contou com momentos de oração e meditação, adoração ao Santíssimo Sacramento, retiro espiritual pregado pelo Pe. Julinho (da Arquidiocese do Rio de Janeiro), sempre coroados pela celebração da Santa Missa. Não faltou tempo para os estudos pessoais e pequenas atividades laborais, bem como para formações com os padres formadores e com o Pe. José Ruy (da Diocese de Nova Friburgo).

Além da programação própria para os seminaristas, o Seminário de Petrópolis promoveu um momento para os vocacionados, onde foi possível aprofundar temas sobre o ingresso e vivência de Seminário, sobre a formação sacerdotal e outros temas conexos. Isso possibilitou, também, a integração dos vocacionados com os seminaristas, pois, muitos foram os momentos de lazer e descontração entre eles, culminando com a reunião de pais e responsáveis com o Reitor do Seminário, Pe. Luiz Henrique.

Além disso, as férias coletivas contaram, também, com a presença de tantos sacerdotes da nossa Diocese que desejaram estar com os nossos seminaristas e tirar um tempo para a oração e descontração pessoal. Como é de costume, tivemos a “confraternização com o Clero”, que contou com a presença de muitos sacerdotes da nossa Diocese, além da participação de Dom Paulo Machado, bispo de Uberlândia, outrora aluno e reitor do Seminário de Petrópolis.

Fato é que o período de férias coletivas promovido pelo Seminário, auxilia na formação dos nossos futuros sacerdotes, fortalecendo o seu desejo por corresponder melhor à vontade do Senhor e, descansados, seguirem, confiantes, a voz Daquele que chama: “vem e segue-me”. Com o coração ardente e os pés a caminho, nossos seminaristas se preparam para vivenciarem mais um ano de sua formação. Contando com as nossas orações, lançam-se à vontade de Deus e ao serviço da Santa Igreja através das orações, estudos e atividades pastorais.

Peçamos à Virgem do Amor Divino que cuide, proteja e ampare os padres formadores de nosso Seminário Diocesano, bem como cada um dos seminaristas e vocacionados, enviando sempre mais, santas vocações para a Igreja de Cristo presente na Diocese de Petrópolis.