Santuário Bom Jesus de Matosinhos Recebe o Jubileu dos Diáconos

No dia 9 de agosto, o Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos recebeu o Jubileu dos Diáconos da Diocese de Petrópolis, contando com a presença de Dom Luiz Henrique da Silva Britto, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e referência no Regional Leste 1 para os diáconos. Em suas palavras, Dom Luiz Henrique expressou gratidão pela presença das esposas dos diáconos permanentes, destacando que elas são partes integradas do ministério diaconal.

 

A missa do Jubileu dos Diáconos foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, que, em sua homilia, ressaltou a importância de celebrar o jubileu não apenas como um evento isolado, mas como parte da vida contínua, lembrando que Jesus Cristo é a verdadeira esperança e que Ele venceu a morte. Dom Joel também agradeceu a presença dos diáconos e suas esposas, destacando o grande trabalho que eles realizam na Diocese.

A celebração foi concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Márcio Damaceno, que manifestou sua alegria em acolher o Jubileu dos Diáconos, sublinhando a importância do papel que estes desempenham ao auxiliar os padres nas paróquias. Durante o encontro, os diáconos realizaram uma peregrinação e a veneração da Cruz Jubilar, cumprindo todos os ritos de um jubileu.

Além da palestra com Dom Luiz Henrique, os diáconos participaram de uma conferência com o professor Bruno Tamancoldi e tiveram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ao enfatizar a importância do diácono na Igreja, Dom Luiz Henrique lembrou grandes santos que foram diáconos, como São Francisco de Assis e São Lourenço. Durante sua fala, o bispo chamou a atenção para a importância de uma formação abrangente para os diáconos, que deve incluir não apenas a teológica, mas também a pastoral e litúrgica. “O diácono deve estar preparado para transmitir a boa nova, e para isso precisa ter uma sólida formação litúrgica, teológica e pastoral, incluindo a Doutrina Social da Igreja”, frisou Dom Luiz Henrique.

Citando o Papa Leão XIII, em mensagem recente, Dom Luiz Henrique afirmou que os diáconos devem ser sinais de esperança e unidade, testemunhos de uma vida coerente, de fidelidade ao chamado que receberam e de caridade pastoral.

Leia mais sobre os diáconos em https://diocesepetropolis.com.br/jubileu-dos-diaconos-um-testemunho-de-fe-amor-e-unidade-familiar/

Álbum de fotos: Jubileu dos Diáconos no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *