No dia 9 de agosto, o Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos recebeu o Jubileu dos Diáconos da Diocese de Petrópolis, contando com a presença de Dom Luiz Henrique da Silva Britto, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e referência no Regional Leste 1 para os diáconos. Em suas palavras, Dom Luiz Henrique expressou gratidão pela presença das esposas dos diáconos permanentes, destacando que elas são partes integradas do ministério diaconal.
A missa do Jubileu dos Diáconos foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, que, em sua homilia, ressaltou a importância de celebrar o jubileu não apenas como um evento isolado, mas como parte da vida contínua, lembrando que Jesus Cristo é a verdadeira esperança e que Ele venceu a morte. Dom Joel também agradeceu a presença dos diáconos e suas esposas, destacando o grande trabalho que eles realizam na Diocese.
A celebração foi concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Márcio Damaceno, que manifestou sua alegria em acolher o Jubileu dos Diáconos, sublinhando a importância do papel que estes desempenham ao auxiliar os padres nas paróquias. Durante o encontro, os diáconos realizaram uma peregrinação e a veneração da Cruz Jubilar, cumprindo todos os ritos de um jubileu.
Além da palestra com Dom Luiz Henrique, os diáconos participaram de uma conferência com o professor Bruno Tamancoldi e tiveram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Ao enfatizar a importância do diácono na Igreja, Dom Luiz Henrique lembrou grandes santos que foram diáconos, como São Francisco de Assis e São Lourenço. Durante sua fala, o bispo chamou a atenção para a importância de uma formação abrangente para os diáconos, que deve incluir não apenas a teológica, mas também a pastoral e litúrgica. “O diácono deve estar preparado para transmitir a boa nova, e para isso precisa ter uma sólida formação litúrgica, teológica e pastoral, incluindo a Doutrina Social da Igreja”, frisou Dom Luiz Henrique.
Citando o Papa Leão XIII, em mensagem recente, Dom Luiz Henrique afirmou que os diáconos devem ser sinais de esperança e unidade, testemunhos de uma vida coerente, de fidelidade ao chamado que receberam e de caridade pastoral.
Leia mais sobre os diáconos em https://diocesepetropolis.com.br/jubileu-dos-diaconos-um-testemunho-de-fe-amor-e-unidade-familiar/
Álbum de fotos: Jubileu dos Diáconos no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos