Entre os dias 22 e 24 de agosto, os diáconos permanentes da Diocese de Petrópolis reuniram-se para um retiro espiritual no Seminário de Juiz de Fora. Na missa de abertura, o Padre Gabriel refletiu sobre a importância do serviço na vida cristã, inspirando-se na realeza de Maria.
O diretor da Escola Diaconal Santo Estevão da Diocese, Padre Agnaldo Andrade dos Santos também esteve presente no retiro e concelebrou a missa de abertura.
Em sua homilia, Padre Gabriel destacou que a vocação de Maria nos lembra de sua missão de reinar através do serviço. Aludindo à passagem evangélica onde Jesus afirma que seu reino “não é deste mundo”, ele enfatizou que a verdadeira glória está em viver a vocação com fidelidade no serviço.
Para os diáconos, ele reforçou a necessidade de permanecer fieis à vocação inicial, assim como Maria que disse “sim” ao plano de Deus. O chamado dos diáconos é marcado por uma dupla missão: o matrimônio e a ordem.
Esta reflexão profunda destacou que não há santidade sem obediência, lembrando a todos que a fidelidade ao chamado é fundamental para viver plenamente as exigências da vocação.
Leia mais sobre os diáconos permanentes na Diocese:
Jubileu dos Diáconos: um testemunho de fé, amor e unidade familiar