Retiro Anual do Diáconos Permanentes da Diocese de Petrópolis

Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de Novembro, no sítio São José do Oriente (Secretário) o retiro anual dos Diáconos Permanentes da Diocese de Petrópolis, que teve como Tema “A intimidade com o Senhor” e como Lema “Já não vos chamo servos. Mas chamei-vos amigos”.

O retiro teve inicio com a celebração da Santa Missa, presidida pelo diretor da Escola Diaconal, Mons. José Maria. O sábado teve inicio com Oração das Laudes e em seguida a Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Mons. Paulo Daher, que apresentou o tema, O Servo não é maior do que o seu Senhor (Jo 13,12-17). Logo após todos foram viver um deserto com meditação sobre o tema. Todo encontro se desenvolveu desta forma, ou seja, “a apresentação do tema e logo após o deserto com meditação”. Os outros temas foram: Amai-vos uns aos outros (Jo 13,34-35)”, apresentado pelo Pe. Mario; “E Ele vos dará outro Paráclito (Jo 14,15-17)” e “Sem mim nada podeis fazer (Jo 15,4-8)apresentados pelo Pe. Thomé.

2-IMG_7623No almoço tivemos a presença do senhor Bispo, Dom Gregório Paixão, OSB, que dirigiu algumas palavras aos diáconos manifestando a alegria e o incentivo a vocação diaconal. Logo após foi servido o almoço.

O domingo teve inicio com Oração das Laudes, e em seguida a Santa Missa, presidida pelo Frei Cezar, OFM, que apresentou o tema Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo 15,9-12)”. O último tema apresentado foi Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o Seu senhor. Mas chamei-vos amigos (Jo 15,15-20)”. Para apresentação deste último tema a CDDP fez uma surpresa aos Diáconos, pois o mesmo foi apresentado pelo Diácono Helvécio Póvoa, que foi um dos diáconos ordenado com a turma e que se transferiu para Diocese de São José dos Campos, SP. Foi um momento de grande alegria para todos. Logo após o deserto aconteceu o almoço de confraternização e encerramento onde foi apresentado aos Diáconos o calendário diocesano da CDDP, 2016.

Durante todo encontro estiveram presentes os candidatos ao diaconato, Luciano Schmidt e Claudio Jose, que integraram a equipe de trabalho e auxiliaram em todos os momentos, afim de que os diáconos pudessem estar em tempo integral no encontro. A participação dos candidatos foi um ponto avaliado como muito positivo, pois houve grande integração com os diáconos.