Comemoração acontece dentro do contexto dos 80 anos da Diocese e reúne grupos de oração, missas e eventos durante o Carnaval
A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Petrópolis está em festa! Neste ano de 2026, o movimento celebra 50 anos de evangelização, oração e serviço à Igreja, uma história que começou com o Grupo de Oração Jesus Vive e é o Senhor, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Petrópolis. A celebração acontece em sintonia com os 80 anos da Diocese, tornando este jubileu ainda mais significativo para toda a comunidade diocesana.
As comemorações têm início nesta segunda-feira, com um encontro especial às 19h na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Rua Montecaseros), onde o grupo aniversariante receberá, a cada semana, um Grupo de Oração convidado para conduzir momentos de pregação, louvor e oração. A proposta é celebrar a unidade e a diversidade dos carismas presentes na RCC, que ao longo de cinco décadas tem sido instrumento de renovação espiritual na vida de milhares de fiéis.
Carnaval com Cristo: Jubileu em ritmo de louvor
A programação jubilar se estende também ao período do Carnaval, com dois grandes eventos promovidos pela RCC em diferentes regiões da Diocese.
No Decanato São Pedro de Alcântara, que abrange a região de Petrópolis, acontece no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro, o Carnaval do Jubileu, no Teatro Mariano, a partir das 8h da manhã, encerrando-se às 16h com a Santa Missa. O evento contará com a presença de Dayse Pacheco, presidente diocesana da RCC, Padre Kayo Baptista Carlos, administrador da Paróquia São Sebastião (Indaiá), Frei Ronaldo Fiúza, vigário paroquial do Sagrado, além de Sandro Beiga (Ministério de Pregação) e Anselmo Bastos, músico da RCC.
Já no Decanato São José de Anchieta, que reúne as paróquias de Magé e Guapimirim, será realizado o tradicional Rebanhão de Carnaval, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Parada Modelo. A programação acontece nos dias 15 (às 15h30), 16 (às 17h) e 17 de fevereiro (às 17h), com a presença da Banda Dom e lideranças carismáticas como Selmo, Anselmo, Naldinho, Dayse, Rodolfo, Thianá e Sandro.
50 anos de missão: um caminho de Pentecostes
A Renovação Carismática Católica nasceu como um sopro do Espírito Santo na Igreja, promovendo uma experiência pessoal com Jesus Cristo, o batismo no Espírito e o despertar dos carismas. Ao longo desses 50 anos, a RCC da Diocese de Petrópolis tem sido presença viva nas paróquias, com grupos de oração, formações, retiros e ações evangelizadoras.
Celebrar este jubileu é reconhecer a fidelidade de Deus e a perseverança de tantos irmãos e irmãs que, movidos pelo Espírito, disseram “sim” à missão. Em comunhão com os 80 anos da Diocese, a RCC reafirma seu compromisso com a evangelização, a unidade e o serviço à Igreja local.







